Seguidores

Arquivo

Café com Hélio Leites

Tags: +


Tomar café na companhia de Hélio Leites, hummm, delícia. Não lembra quem é Helio Leites? Então vá lá lembrar, que te espero aqui.

Hélio Leites é o moço de quem Paulo Leminski disse que era "um significador de insignificâncias", e disse mais: "(...) Moderníssimo, fundindo gesto e performance, vai conduzindo uma das experiências criativas mais importantes que tenho visto por aí, bem mais instigante e original que muitas vernissages de artes plásticas que não vão além do simples artesanato (ou industrianato, em muitos casos...)."


O livro é lindo. Hélio Leites em fotos de Katia Horn. Eu fiquei lendo as historietas, e deu vontade de ouvir mais o Hélio. E fui ver sua entrevista. (Parte 1 | Parte 2 | Parte 3). Aí fiquei feliz :-)

E se você tiver aí procurando uma ideia de presente de Natal, esse aqui ó, é uma alegriazinha:


mínimos
R$50 + despesas de correio (pedidos por email para katia@familiahorn.com.br. O Hélio também vende na sua banca, na feira de artesanato aos domingos, no Largo da Ordem, em Curitiba.

Comentar

Sugestões de presentes de Natal

Tags: + + + +


A casa já tá toda natalina, né? Já tem árvore, né? Nãaaaao? Não se abale. Se joga pelo menos na luzinha. (Árvore de Heather Nette King.)


Mas, aqui no dcoracao.com, já é hora de falar dos presentes. Esse acho que esse toda menina gosta: uma rena maluquete. Da Marie Claire Idees desse mês, que deu o molde (molde que eu salvei na base do print screen, e ficou meio mequetrefe, mas que dá pra fazer, graças ao modelo simplinho).


Não dá tempo de fazer e precisa mesmo comprar? Pro amigo oculto da firrrma, o presente pode ser uma lanchebag. Pro cachorrinho, uma cave dog.  A amiga vai adorar ganhar um kit de costura. E nossa lista de sugestões está só começando...

Comentar

Cor forte combina com que?

Tags: + + + +


Deu no Apartment Therapy. (Não, não foi no NYTimes.) A maneira mais fácil de fazer qualquer cor tolerável é branco. O quê? Branco. "Esse é o segredo. Falando sério, branco - seja na pintura ou material - vai salvar qualquer cor e tornar as coisas toleráveis ​​e até agradáveis."


"Muitas vezes, o excesso deixa o ambiente pesado. Uma das maneiras mais fáceis de deixar o ambiente harmônico, é adicionar mais branco. Pintar o acabamento, a mobília, adicionar um tapete, o que for preciso, mas o branco é promessa para salvar o dia."


Então, se na hora da reforminha de fim de ano, te der uma crise pônei maldito, e você ficar afim de pintar a casa com todas as cores do arco-íris, lembre-se disso: faça o contraponto com branco.

Todas as imagens são da designer australiana Heather Nette King.

Comentar

Uma estrela de papel

Tags: + + + +


Ano passado a estrela foi outra. Mas essa, acho ainda mais simples. Dá pra fazer grandona, ou pequenininha, pra colocar na árvore, ou fazer uma guirlanda. Tutorial aqui.


Comentar

3 árvores de Natal + 3 guirlandas

Tags: + + +


Tradicionalmente é no domingo do Advento (quarto domingo anterior ao dia 25 de dezembro) que se monta a árvore e se decora a casa para o Natal. É isso mesmo: em 2011, o Advento cai no dia 27/11. Então, já que dia-de-montar-árvore-de-Natal tá ali, corre pra montar a sua! Se já não montou, né?

Quer moleza? A árvore da Moo é de adesivos. Simples, bonita. E dá pra fazer em casa :-)


O Poppytalk mostrou uma árvore de Natal de papel craft! Tenho medo do resultado, mas que ficou bonita na foto, ficou.


A de luzinha montada na parede já está virando um clássico. Do site facilismo.com.

O BHG mostra essa inusitada, feita de bijuterias: broches, colares, presilhas se transformam na guirlanda mega-top-luxo.


E umas de botões, porque esse pode sim ser um tempo de delicadezas.

♥ Quer ver todas as ideias de Natal que foram publicadas no dcoracao? Clique aqui.

Comentar

Lista pra um kit básico de ferramentas

Tags: + + +

A Mariana Almeida me enviou um email, contando que vai se mudar da casa dos pais, e que queria uma listinha de quais ferramentas deveria ter na nova casa. :-)

Lista de ferramentas básicas:
Martelo
Alicates
Trena
Estilete
Nível (ajuda a pendurar quadros)
Kit de chaves de fenda
Pistola de cola quente

Aproveite que tá indo à loja de materiais de construção e já compre os consumíveis:
Fita crepe
Fita isolante
Fita veda-rosca
Preguinhos
Cola forte (tipo super bonder).


Acho que não me esqueci de nada. A dica é guardar os pregos em um vidro pequeno (facilita enxergar os tamanhos que a gente vai juntando com o tempo).

Parece bobagem, mas se o preço não for um grande problema, procure comprar ferramentas de qualidade (o que nem sempre quer dizer as mais caras). As Xing Ling muitas vezes não passam do primeiro ano, então é gasto dobrado.
Mas o causo é que um faça-você-mesmo aqui, uma bricolagem acolá, e quando a gente vê já pegô amô com uma ferramenta. Eu adoro uma parafusadeira elétrica. E a mini-retífica. E sonho com um trio Dremel (que corta, lixa e fresa).

No site da Taqi achei todas essas ferramentas. Mais uma opção bacana de loja online, né?

Comentar

Como consertar azulejo quebrado

Tags: + + + + +

Tem coisa que às vezes parece um bicho de sete cabeças. Mas na verdade só exige um pouco de coragem da gente.

É esse o caso, na hora de trocar um azulejo quebrado. Mas se o pedreiro consegue, por que você não? A resposta é experiência, mas isso só se adquire fazendo ;-)




Esse vídeo facilita as coisas. A ferramenta para retirar o rejunte é encontrada em lojas de material de construção. Se você tiver uma miniretífica, tem uma peça que se acopla. Acho o conhecimento válido. Até porque não tá fácil achar um bom pedreiro, a preço justo, por aí.

♥ Vídeo do 5min.com. Caso o vídeo não apareça pra você, clique aqui.

Comentar

Guirlanda de folhas

Tags: + + + +


Lembra desse tutorial? Olha como fica bacana em tecido de bolinhas. Tá esperando o que pra fazer a sua? É facinho, dá até pra fazer vendo um filme, pra quem é de filme. Ou a novela, pra quem é de novela.

Comentar

Arrivato

Tags: +


A Arrivato é uma empresa de Bento Gonçalves, comandada pela artista plástica Diana Gireli, que trabalha com produtos exclusivos, a maioria one of a kind, pois são feitos como todo bom trabalho artesanal deve ser, o que torna impossível produzí-los em série.

Móveis em madeira de verdade, pintura com carinha de antiga, e estampas supermodernas. O mix dessas coisas é quase a descrição do que é uma casa bacana. Pra completar não é só um móvel qualquer com uma roupinha bonita. O design das peças é interessante.

Quanto aos estofados da Arrivato, boas doses de patchwork. Os tecidos em patchwork não estão na moda só porque são bonitos. É também porque um móvel com várias cores e estampas traz grandes possibilidades de decoração. Você pode transformar um ambiente clean em divertido sem esforço e nem espalhafato. Pode combinar o quadrinho na parede com a estampa mais forte da sua poltrona - e pode continuar o jogo do contrasta/combina com outros móveis da sua sala.
As peças da Arrivato são feitas por gente que tem orgulho do que faz. E isso faz toda a diferença. Na decoração e na vida :-D

Comentar

Guirlanda de desejos...

Tags: + + +

... ou mais uma guirlanda beeeem brasileira. Olha só o que a Nayara fez:
O tutorial é parecido com o nosso velho conhecido. E a ideia de fazer os pedidos com as fitinhas do Bonfim é genial! :-) Deu até saudades de Salvador.

Comentar

Como esconder os fios

Tags: + + +

"Olá Vivi. Preciso de sugestões pra colocar aquela fiarada toda que fica aparecendo por trás das estantes, mesa de computador, blá, blá ,blá... Meu filho é Motion Designer e quero montar um espaço pra ele trabalhar mas quero esconder os tantos e tantos fios que passam por trás das mesas e ficam com aquele visual "fios da Light e telefone das ruas de subúrbio". Nada contra o subúrbio até porque moro por aqui mas que fica feio, fica. Beijos e lindo dia pra você." Margarida Porto
Pra esconder fios, o único milagre seria o do wifi. Aliás, nem esse, porque o percurso de dados é wifi, mas o de energia continua sendo com fio. Mas bora pro mundo real. Seria muito bacana e ideal que toda casa ou apartamento tivesse as tomadas onde devem ser. No meio da parede pra tv fininha, na altura da mesa pros computadores e etcéteras. Mas, a menos que você esteja disposta a fazer essa reforma, vamos pras soluções paliativas.

A primeira solução é: em casa, faça com que o roteador e saídas de rede fiquem o mais próximo possíveis dos equipamentos em que vão ser usados. Pense nisso na hora de pedir a instalação. Só aí você já reduz um bom caminho de fios.

Rodapés são fáceis de trocar e muitos se modernizaram, podendo trazer o fio á tomada ou vice-versa. Dá até pra usar canaleta como rodapé, no escritório, o que facilita a troca de fios, pois a tampa é removível. E pra uma mesa que fica encostada na parede, a canaleta pode fazer o caminho do chão até a altura da mesa. Mas se for o caso, faça esse caminho pelas laterais internas da mesa,  onde fica mais escondido. Estes rodapés podem ser encontrados online na C&C  e na MadeiraMadeira.


A marcenaria é outra solução 'mágica' pros fios. Esconder os cabos, em um compartimento logo abaixo da mesa, resolve bastante o caso e não rouba espaço. Um bom marceneiro pode criar um compartimento postiço na sua mesa que já existe. É apenas uma caixa com abertura pra entrada e saída dos fios, posicionada abaixo do tampo, ao fundo da mesa. E um furo que liga o compartimento à mesa, feito com uma serra-copo.

Mas tem ainda uma outra solução semelhante, no que concerne a varrer a sujeira pra debaixo da, hum, mesa. Olha só:


E como fazer isso? Com acessórios. Canaletas, ganchos, filtros de linha. A 3M tem vários ganchinhos. A Leadership tem canaletas específicas. Só tome cuidado pra que nenhum cabo fique exposto, hein? A mesa deve ter a altura certa pra que a fiarada não encoste na perna.

O organizador de cabos Leadership achei aqui (mas nunca comprei nada dessa empresa, não posso atestar a confiabilidade). O de velcro tem no Walmart.

A Bluelounge é uma marca bacaninha com diversas soluções para organização de fios. Achei essas peças pra vender no PontoFrio.

Ajudou?

Comentar

Como fazer pompons de papel de seda

Tags: + + + + + + +


Pompons de papel de seda são uma opção barata e colorida pra decoração de festa. (E a gente viu que dá até pra decorar a casa mesmo, né?) Agora, se você quer aprender a fazer os pompons, ó só as mãozinhas do João ensinando:

Material:8 folhas de papel de seda (medida 48x60cm)
Tesoura
Arame
Linha para pendurar (pode ser fio de nylon)
Alicate para cortar e torcer o arame

1- Junte as folhas inteiras de papel de seda, sem dobrar, em uma pilha.
2- Para o pompom grande, com 45cm de diâmetro, comece fazendo uma sanfona com dobras de mais ou menos 3,5 cm de espessura.
3- Prenda no centro com o arame. Amarre a linha – cortada no tamanho suficiente para permitir pendurar no lugar escolhido – em cima do arame.
4- Corte as pontas. O corte vai depender do resultado que você quer. Pode ser arredondado ou em pontas.


5- Abra em dois leques a sanfona já amarrada ao centro e cortada.
6 e 7- Comece a soltar folha por folha, com cuidado para não rasgar.
8- Solte todas as folhas de um lado, depois faça o mesmo com o outro.
Seu enfeite está pronto! É só pendurar.


Se quiser um pompom menor, corte mais na etapa 4. Para os enfeites de guardanapos e cadeiras, dobre uma folha de papel de seda em oito partes de aproximadamente 24x15cm. Use de quatro a seis folhinhas.


♥ Este conteúdo foi publicado anteriormente no ExtraExplica. O ExtraExplica acabou, e para que o conteúdo não se perca, estou republicando no d♥ :-)

Comentar

Chuva de pompons

Tags: + + + +


Porque, né? Muita gente reclama que tá sem grana pra decoração. Mas papel de seda custa centavos, e dá aquele up num quarto de criança. E até de adulto.


Mas claaaaro que não é pra todo mundo. Nem pra todo ambiente. Mas sabe quando falta aquele toque de cor? É aí que cabe esse recurso.



Sim, pode juntar poeira, com o tempo. Mas não dá pra fazer um omelete sem quebrar os ovos.

Comentar

+ árvores de natal, sempre alternativas

Tags: + + + +


Porque não é nenhum pecado gostar da árvore de natal tradicional, cheia de enfeites verdes, vermelhos e luzinhas. Mas o caso é que todo mundo já viu uma dessas, né?


Então aqui no d♥ vão as diferentes, estranhas até. Algumas que eu me pergunto se funcionam apenas na foto, como a da revista linda Sweet Paul.


Mas se você quer árvore de natal, e não tem espaço, essas de parede resolvem o caso. Ou a diminuta de feltro, que funciona como um móbile.


Mas desculpa pra não ter uma não tem mais. ;-)

A referência de cada uma está na imagem. Links: CB2 | Julia Crossland (que ensina a fazer a de feltro) | Sweet Paul.

Comentar

Guirlanda mashup

Tags: + + +


A Valéria fez uma versão mashup dessa guirlanda com essa técnica. Não ficou linda? :-)

Comentar

Gente na parede

Tags: + + + +


Foi no Apartment Therapy que li a pérola: "Arte figurativa traz sofisticação pra qualquer ambiente", ou algo assim. Concordo mais ou menos. Niqui lembrei que outro dia fiquei fuçando a biblioteca do congresso americano. E antes tinha essa do Vintage Printable, que me deixou encantada.


Então se você concorda com o Apartment Therapy, e quer sua parede de arte figurativa pra chamar de sua, não precisa correr pro próximo leilão da Sotheby's. Navega na biblioteca do congresso americano, baixa os arquivos tiff (maior e mais imprimível, nesse caso), e manda ver na impressora. Ó só coisa de lá:


Comentar

Quando é demais?

Tags: +


Hoje me perguntaram sobre os riscos do exagero no Natal, e como evitá-los. Aqui o que eu acho.

O exagero só não é bacana se trouxer algo de negativo, como uma conta alta pra pagar, ou um risco de pane elétrica. Fora isso, o exagero que faz as pessoas felizes nunca deve ser evitado ;-)

E você, me diz o que acha?

♥ Por falar em exagero, dia desses a Casa Chaucha mostrou uma casa um exagero de linda.

Comentar

Festa de vó moderna

Tags: + + +


Passei o feriado na casa dos avós de marido, que no começo desse ano completaram 94 anos. Daí um dia fui descer à padaria, e a vizinha, curiosa como toda vizinha deve ser, me perguntou: "o que eles fazem o dia inteiro?". Então vou te contar também. Dona Dagmar costura, tricota, vê tv, canta, conta casos, ri muito, e tira sarro da cara de todo mundo. Seu João vê as notícias pela internet, reclama de ter que usar bengala, agora tem um personal trainer, e conversa com a família todas as noites pelo Skype. Tá sempre online. O que a gente chama de moderno é parte do dia-a-dia, mas o que a gente chama de vintage, pra eles é quase moderno.


A comida de festa é uma questão, porque tanto meus avós, quanto eles, não gostam muito de testar novos sabores. Pensando nisso, e também nas festinhas de fim de ano, resolvi procurar umas receitinhas fáceis, e pra todas as idades, sem que ninguém torça o nariz. Receitas vintage, que já ultrapassaram a fase do brega. E olha a surpresa! A revista Casa&Jardim fez um vídeo!




Se você lê o d♥ pelos feeds, clique aqui para ver o vídeo.

Aliás, canapés. Grande redescoberta. Coisinha fácil de fazer e que todo mundo gosta. Um pãozinho, uma pastinha, um enfeitinho gostoso (que pode ser salmão | presunto de parma | fruta seca | grelhadinho).

Quer ver as receitas da Casa&Jardim? Venha por aqui. A receita de batata calabresa é super fácil. Biscoito Globo tem em qualquer lugar no Rio. Canapé de Pringles parece moleza de fazer (mas não achei receita). E receitas de canapés toda família tem.

♥ Lembra aquele post sobre comida e moda? Sim, todo mundo adora uma sacanagem. Aliás, a versão queijo/tomate/azeitona separados da primeira foto ficou linda. Mas a misturada é tãaao gostosa!
♥ Continuando o assunto de petisquinhos, aqui em casa as pérolas de tomate cereja fazem a gente lamber os beiços.

Comentar