Top Ad unit 728 × 90

Tutoriais:

TUTORIAL

Quais são as medidas padrão mínimas para uma sala de jantar?

mesa perfeita - sala de jantar - medidas para mesa

Uma sala de jantar atravancada, além de feiosinha, fica desconfortável e sempre parece ser menor do que realmente é. Às vezes a pessoa enfia ali tudo o que tem direito: mesão, várias cadeiras, buffet... mas a máxima do "menos é mais" neste caso é importantíssima! Os móveis não podem atrapalhar a circulação.

mesa perfeita - sala de jantar - medidas para mesa - espaço para mesa - mesa quadrada

Se você vive acertando as quinas das mesas por aí, está na hora de descobrir quem está no lugar errado na história da noção de espaço: você ou a quina do móvel. Hoje não vamos falar de beleza, vamos falar de espaço.

medidas para sala de jantar - sala de jantar - medida padrão - espaço para mesa
Os números não mentem, pois seguem medidas médias de nossos corpos. É o que a gente chama de antropometria. De acordo com a antropometria, as medidas padrão, necessárias para uma sala de jantar são:

- Passagem+ espaço da cadeira: 90cm
- Espaço mínimo na mesa necessário por pessoa/cadeira: 60cm*
- Espaço de corredor de serviço+cadeira: 110cm
- Altura média de mesa de jantar: 75cm

medidas para sala de jantar - sala de jantar - medidas para mesa - espaço para mesa - mesa redonda - espaço confortável

* esse número também vale para mesas redondas. Para mesas redondas, se você não tiver a medida da circunferência, pode obtê-la com essa conta: diâmetro x 3,14 (pi) = a circunferência. Esse número dividido por 60, é igual ao número de pessoas/cadeiras máximo para esta mesa.

medidas para sala de jantar - sala de jantar - medidas para cadeira - espaço para mesa e cadeira - mesa redonda - banco confortável

Espaço, no ambiente acima, não é problema. Mas se a sua sala de jantar é pequena (mas pelo menos maior que 3x3metros), a mesa redonda é uma ótima pedida! Uma com diâmetro de 80cm consegue acomodar até 4 pessoas (80x3,14= 251, 251/60=4,18), sem contar que, pelo fato de não ter quinas, evita acidentes.

medidas para sala de jantar - sala de jantar - medidas para cadeira - espaço para mesa e cadeira - mesa redonda - banco confortável

Cadeiras de um lado e um banco do outro - seja a mesa redonda, quadrada ou retangular - também podem ser uma cartada para economizar espaço. É que o banco pode ficar estático, encostado na parede e não necessita ser colocado para frente ou para trás, como ocorre com as cadeiras.

medidas para sala de jantar - sala de jantar - medidas para cadeira - espaço para mesa e cadeira - mesa quadrada - banqueta confortável

Mesas quadradas pequenas, também são uma boa pedida para um casal. No dia a dia, podem ter um lado encostado na parede, e ocupar um quase nada de espaço. Se você for receber convidados, afasta a mesa, e faz a festa :-)
Quais são as medidas padrão mínimas para uma sala de jantar? Reviewed by vivianne pontes on . Uma sala de jantar atravancada, além de feiosinha, fica desconfortável e sempre parece ser menor do que realmente é. Às vezes a pessoa en... Rating: 5

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *