Top Ad unit 728 × 90

Tutoriais:

TUTORIAL

Kokedama: o que é e como fazer passo-a-passo - o arranjo "bola de musgo"

Kokedama: o que é e como fazer passo-a-passo - o arranjo "bola de musgo"

Se você visitou o Pinterest ultimamente, deve ter dado de cara com um "string garden" ou jardim de fio. Esses arranjos de plantas aéreas se chamam kokedamas (em português literalmente "bolas de musgo"). O kokedama é uma bola de solo coberta com musgo, com uma planta ornamental, e preso por um fio de nylon, ou arame.

Kokedama no quarto

É um arranjo japonês, um variante do bonsai, muito na moda por ocupar pouco espaço e ser leeeeendo de vi-ver.
Kokedama: o que é e como fazer - tutorial passo-a-passo - o arranjo "bola de musgo"
Kokedama é uma arte oriental, e como todas as outras, tem regras, segredos, e produtos específicos. E grandes nomes, como o holandês Fedor van der Valk. O passo-a-passo mostrado acima é apenas uma sugestão, que pode funcionar melhor se você escolher planta e musgo com necessidades semelhantes de água e luminosidade (afinal eles vão receber as mesmas quantidades de água e luminosidade).

Kokedama: qual planta escolher

Teoricamente, todas as plantas podem virar um kokedama, assim como teoricamente todas podem virar bonsai. Mas existem plantas - como no bonsai - que se adaptam melhor e mais facilmente ao arranjo. É bom pesquisar bastante.

Kokedama: a arte milenar oriental, parente do bonsai

O blog Design Sponge já mostrou um tutorial de kokedamas, e dá a dica de usar o musgo sphagnum, e uma planta de sombra.

E aí, animou? Quer saber mais sobre os kokedamas? Tem outros tutoriais aqui, aqui e aqui. Mas olha, como todo faça-você-mesmo, pesquise um pouco antes de fazer, e faça alguns testes (teste tá aí pra dar errado, e a gente poder acertar quando é pra valer), pra não acabar com uma bola de barro e uma plantinha morta, :-/ combinado?

Imagens: Pinterest, Mister MossGardenistaThe slow poke e Design Sponge.
Kokedama: o que é e como fazer passo-a-passo - o arranjo "bola de musgo" Reviewed by vivianne pontes on . Se você visitou o Pinterest ultimamente, deve ter dado de cara com um "string garden" ou jardim de fio. Esses arranjos de plan... Rating: 5

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *