Top Ad unit 728 × 90

Tutoriais:

TUTORIAL

O quarto montessoriano: o que é, o que precisa ter, e como deixá-lo lindo!

O quarto montessoriano: o que é, o que precisa ter, e como deixá-lo lindos!


Você sabe o que é o Método Montessori? Já ouviu falar de quarto montessoriano? Pois então: Maria Montessori foi uma médica italiana (diga-se de passagem, a primeira mulher a se formar em medicina na Itália), que acreditava que o aprendizado pode ser mais efetivo se o ambiente for mais criativo, e respeitar as características e a natureza da criança. Parece óbvio, mas não é.


Tome-se por exemplo as camas tradicionais. Com pelo menos 45cm de altura, elas são uma barreira para crianças menores de 4 anos, além de poderem provocar acidentes. Os berços não ficam para trás: quem não conhece pelo menos uma história de um bebê que caiu do berço?

O quarto montessoriano: paredes de lousa

O "quarto montessoriano" deve ser acessível (no sentido de acessibilidade) para a criança, e deve ser capaz de estimular, num sentido lúdico e sensorial.

O quarto montessoriano: camas baixinhas

Na prática, um quarto montessoriano é decorado para a criança, e não para o adulto, procurando enxergar o quarto a partir dos olhos da criança, e na altura dos olhos da criança. Também é importante ter uma perspectiva que vai além da decoração, mas que contemple a segurança (afinal tudo deve estar à mão, e tudo deve ser seguro) e a criatividade.

O quarto montessoriano: estante baixinha

Quais os itens para um quarto montessoriano? Claro, variam um pouco com a idade. Mas de modo geral são:

- Cama baixinha, ou colchão, para que o bebê ou criança possa subir sozinha.
- Caso seja um bebê, uma barra na parede (como as de idosos, para estimular a posição de pé e facilitar que a criança aprenda a andar).
- Espelho na altura da criança, mas bem preso à parede, para evitar acidentes.
- Estantes e quadros devem ser baixinhos, para que a criança os alcance.
- Armário que permita que a criança se vista sozinha.
- Cantinho de leitura.

O quarto montessoriano: canto de leitura

- Tomadas e objetos pontiagudos devem ficar fora do alcance da criança. Também evite degraus e objetos pequenos, que possam ser engolidos. E mantenha uma decoração minimalista, mas estimulante.

O quarto montessoriano: casinha de leitura

Mas por que tantas camas e cantinhos de leitura em forma de casinhas num texto sobre quarto montessoriano??? Porque curiosamente, ao pesquisar sobre o tema, muitas camas assim apareceram. Talvez por serem lúdicas e minimalistas ao mesmo tempo, e são, quase sozinhas, uma maneira de deixar estes quartos lindos! :-)

Imagens: via Pinterest.

O quarto montessoriano: o que é, o que precisa ter, e como deixá-lo lindo! Reviewed by vivianne pontes on . Você sabe o que é o Método Montessori? Já ouviu falar de quarto montessoriano? Pois então: Maria Montessori foi uma médica italiana (di... Rating: 5

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *