Não existe material ruim: ideias pra usar compensado em móveis

móveis de compensado - ideia de material de construção - para construir - feito em casa - móvel resistente

Armário, cadeira, estante, cama, até parede e chão. O compensado realmente é um material que compensa. Procurando aqui e ali mais informações sobre, descobri que além de dar um charme a mais na  decoração, ele é também o material mais indicado como opção à madeira. Isso porque o danado é bem resistente! ♥ Sabia que uma estante de prateleiras largas, por exemplo, pode suportar mais peso do que uma igual, mas de MDF?

móveis de compensado - ideia de material de construção - para construir - feito em casa - móvel resistente

Mas antes de acrescentar o compensado na decoração, conheça um pouco mais do material, pois o compensado não é uma coisa só. Ele pode ser feito de mais de um tipo de madeira e por diferentes processos de industrialização. O dcoracao.com fez uma listinha dos mais comuns, olha só:

móveis de compensado - ideia de material de construção - para construir - feito em casa - móvel resistente

♥ Compensado Laminado ou Moveleiro: chapa com cola à base de formol e uréia (MR) com lâminas sobrepostas em sentido alternado, em número ímpar, acabada com lixamento de ambas as faces. Muito usado para armários, prateleiras, repartições, embalagens e revestimentos;

♥ Compensado Sarrafeado: chapa com miolo formado por um tapete de sarrafos paralelos de madeira pinus, unidos no sentido longitudinal por fio de nylon com cola, sobre as quais se aplica em ambas as faces lâmina de madeiras tropicais. O material passa ainda por processo de lixamento. Ideal para portas, tapumes e divisórias;

♥ Compensado Naval: chapa com cola à base de fenol e formol (WBP – 100% à prova da água) com lâminas sobrepostas em sentido alternado, em número ímpar, acabada com lixamento de ambas as faces. Bastante resistente para diversas funções.

♥ Compensado Antiderrapante: composto de lâminas coladas com resina fenólica WBP e revestido com filme fenólico. Uma das faces recebe tratamento antiderrapante. Bordas seladas com tinta impermeabilizante que auxiliam na conservação do produto. Recomendado para palcos, passarelas e pisos em geral;

móveis de compensado - ideia de material de construção - tipos de madeira compensada - feito em casa - móvel resistente

Várias madeiras podem ser usadas para fazer o compensado. No Brasil, as duas mais comuns são a virola, da região norte, e o pinus, da região sul do país. A diferença entre elas é estética, sendo a virola mais uniforme e por isso mais usada na capa e contracapa do compensado. O pinus tem vários nós.

móveis de compensado - ideia de material de construção - tinta ou fórmica - feito em casa - móvel resistente

O compensado é bem diferente de aglomerado, hein? Tem uma explicação sobre o aglomerado no Guia do Marceneiro. E, é claro, pode ser revestido com fórmica, tinta, e o céu é o limite.

Animou a experimentar o material? Perdeu o preconceito? Essa cama da foto acima a revista dinamarquesa Bolig ensina a fazer. Todas as imagens deste post, e mais outras, estão num painel no Pinterest com muito uso bacana de compensado. Porque o material pode ser mais barato, mas com design bacana, né?
Não existe material ruim: ideias pra usar compensado em móveis Reviewed by vivianne pontes on . Armário, cadeira, estante, cama, até parede e chão. O compensado realmente é um material que compensa. Procurando aqui e ali mais informa... Rating: 5

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *