Como colocar tecido na parede: tudo que você precisa saber # tutorial para colar tecido na parede (com cola especial)


Esta aí de cima foi a primeira vez que eu resolvi aplicar tecido na parede, 2 anos atrás. Era um projeto de muito baixo custo, então não dava pra colocar papel de parede, eu precisava economizar. Além disso uma das regras do jogo era que eu não poderia mexer de forma definitiva no revestimento. E pra completar, a parede era assim:


A foto foi aproximada, mas te explico: era uma parede de chapisco fino, uma textura :-(

Foi um desafio decorar com tanta economia. Busquei daqui, busquei dali, e resolvi testar uma técnica nova. Nova porque eu não havia visto em lugar nenhum, mas conhecia bem o material: usando cola permanente. Gostei tanto que já usei muitas outras vezes, e agora vou te explicar como fiz, na minha casa, passo-a-passo.


Material:


- Tecido suficiente para cobrir a parede.
- Cola permanente (você encontra em lojas de material para silk-screen e nas melhores papelarias, prefira a leitosa, ao invés da marrom.)
- Rolo e bandeja de pintura
- Tesoura e estilete
- Fita crepe (se quiser fazer em apenas uma parte da parede


Como fazer:

- Retire os preguinhos da parede. Não é necessário cobri-los, pois o tecido disfarça bem. Caso você queira aplicar o tecido em apenas uma parte da parede, demarque com fita crepe.

- Com o rolo de pintura, passe a cola permanente. Cubra toda a superfície com uma boa camada de cola, mas evite que escorra. Deixe a cola secar por 20 minutos, ou conforme instruções do fabricante. Esta cola precisa secar pra funcionar bem.


- Comece aplicando o tecido por um dos cantos, e esticando. É muito fácil, basta ir alisando o tecido com a mão. Ele não forma bolhas, mas se formar, basta retirar o tecido até a bolha e aplicar novamente o tecido. Você pode usar uma espátula, mas de fato a cola - que fica como se fosse um post-it - facilita bastante a vida.


- Corte as rebarbas nas laterais com ajuda de um estilete ou tesoura e pronto! :-)

Dicas:

Como escolho o tecido para aplicação na parede? Quanto mais fino o tecido, melhor, pois tecidos pesados podem descolar. Quanto mais transparente, melhor precisa estar a situação da parede embaixo. E estampa com fundo liso ajuda na paginação.
Onde compro essa tal cola permanente? Em lojas de material para silk-screen ou em boas papelarias. No Rio eu compro na Schwab (que também tem página no Facebook). Mas já comprei em SP, na New Color Screen. Só não se esqueça de pedir pela leitosa, e não pela marrom. Tem de várias marcas até da Acrilex, mas eu usei e gostei da Tec-screen ou/e Polytex (dá só uma olhada no Google imagens pra ver a variedade de marcas).
Dá pra revestir de tecido uma parede com textura? Sim, dá pra aplicar em cima de parede com textura. Mas é bom testar num pedaço, porque o tecido não ficando retinho, vai haver diferença em como a estampa aparece.
Você acertou de primeira? Não. Se você olhar com atenção para a primeira foto deste post (que foi a primeira vez que apliquei tecido assim na parede, anos atrás), vai notar que ficou meio torto. Mas olha, que ficou melhor que a textura, isso ficou.
Estraga a parede? Não. Se a parede estiver íntegra quando você aplicar o tecido, sem reboco soltando, nada acontece, não arranca pedaços. Mas sim, fica uma parede colenta. Esta parede de caveirinhas não é mais assim. Eu retirei o tecido, passei aguarrás maisomeno, e pintei por cima. Tá perfeita.
Como colocar tecido na parede: tudo que você precisa saber # tutorial para colar tecido na parede (com cola especial) Reviewed by vivianne pontes on . Esta aí de cima foi a primeira vez que eu resolvi aplicar tecido na parede, 2 anos atrás. Era um projeto de muito baixo custo, então não... Rating: 5

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *