Como limpar pinceis, para poder usá-los +vezes


Se no fim de semana te der uma vontade enooorme de fazer algum projeto que envolva pintura, reserve um pouco de energia para limpeza dos pinceis, afinal você pode precisar deles de novo, e não há a menor necessidade de se jogar fora o que pode ser reutilizado.

Por incrível que pareça, aguarrás e Thinner devem ser evitados para limpar pinceis :-/ Solventes fortes assim estragam as cerdas.
Aqui como eu faço:

- Tiro o excesso de tinta (ou cola) com papel toalha, antes de lavar.
- Aplico nas cerdas creme de cabelo ou óleo de bebê, ou creme próprio pra limpar pinceis, como esse. Com o produto nas cerdas, massageio até soltar um pouco a tinta ou cola, ou verniz, ou whatever.
- Com uma escovinha, daquelas de "escovar careca" hi hi hi, penteio o pincel, ainda com o creme nas cerdas. Isto faz com que os restos de tinta se soltem. Claro que existe a escovinha própria para isso, mas aquela de farmácia, ou mesmo um pente de dentes não muito distantes, resolve perfeitamente a questão. Depois é só lavar de novo, para tirar a tinta e o excesso de creme, ou óleo.


Outros truques:
- Mergulhe o pincel em óleo de linhaça ou de bebê e deixe por um tempo. Fica fácil limpar depois, e não estraga o pincel como os solventes.
- Aqueça uma xícara de vinagre. Coloque o pincel dentro e deixe por 5 a 10 minutos. Retire quando a tinta começar a se soltar, e lave.
- A Home Life dá uma dica pros muito cuidadosos: depois de limpos, enrole os pinceis em jornal, e prenda com elástico. As fibras vão ficar retinhas, e o pincel novo por mais tempo.

♥ Tem também aquele truque de congelar o pincel, lembra?
♥ Se você tá procurando por projetinhos de pintura, venha por aqui.
♥ O link para incrição na Coquelux parece que não estava funcionando direito... Segue o link funcionante aqui.
Como limpar pinceis, para poder usá-los +vezes Reviewed by vivianne pontes on . Se no fim de semana te der uma vontade enooorme de fazer algum projeto que envolva pintura, reserve um pouco de energia para limpeza dos ... Rating: 5

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *