Top Ad unit 728 × 90

Tutoriais:

TUTORIAL

O Barroco Brasileiro dos irmãos Campana


Você viu o novo trabalho dos irmãos Campana, o Barroco Brasileiro? São peças belíssimas, deslumbrantes, translumbrantes, feitas como uma espécie de colagem de pequenas peças de cobre, ou de latão. Fiquei um bom tempo de boca aberta, admirando.


São os primos ricos daquelas colagens de chavinhas e sobras de bijuteria em porta-jóias nos anos 80, lembra? Os primos nobres e bem nascidos.


Mas. É, tem um mas. Mas me chamou a atenção o fato de uma coleção com esse nome - Barroco Brasileiro - ser completamente produzida na Itália, por artesãos romanos. De alguma maneira esse questionamento também apareceu em uma entrevista com Humberto Campana. Veja só:

"Onde você se localiza culturalmente? Seu estúdio fica em São Paulo, mas a maioria do seu trabalho é para as marcas europeias.
- Três dos meus avós são da Itália. (...) Mas eu sou muito brasileiro. Eu fico entre os dois. É verdade que nós trabalhamos com muito poucos fabricantes brasileiros (...)."

Não falou de produção, mas fica a questão.


Não é juízo de valor, o que emito. É apenas uma pulga, que me coçou a orelha. Porque, não vou te enganar, quando penso em trabalho com metal, penso mesmo em Roma, ou Firenze, onde tirei essa foto aí de cima, no mês passado, de um bronzista de aldravas*. Mas é que "Barroco" ok, perfeito. "Brasileiro" me pareceu fora de lugar, estranho, inadequado.

Mas né? Bobagem, diria o bardo. "O que é que há, pois, num nome? Aquilo a que chamamos rosa, mesmo com outro nome, cheiraria igualmente bem."

♥ Aliás, você já viu o Tumblr de marido? Fotos de viagens, das crianças, de nossa vida besta, e até do louva-a-deus da janela. E várias de aldravas italianas.
♥ E você, o que achou da coleção Barroco Brasileiro? O que achou do nome?

* Aldrava: Peça em bronze ou latão fixada na porta de entrada para usar como batedor. em vez de bater com a mão na porta para chamar o morador, utiliza-se a aldrava.
O Barroco Brasileiro dos irmãos Campana Reviewed by vivianne pontes on . Você viu o novo trabalho dos irmãos Campana, o Barroco Brasileiro? São peças belíssimas, deslumbrantes, translumbrantes, feitas como uma ... Rating: 5

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *