Como costurar sem máquina de costura? A gente te mostra outras opções para fazer projetinhos de costura!


Colecionando projetos de costura mas sem uma máquina para poder executá-los? Pois bem, a gente ensina como fazê-los SEM máquina ;-)

Se você é como a gente e passa o dia caçando inspirações de DIY no pinterest, no instagram ou em qualquer outra rede da vida, já deve ter percebido que a popularidade de certo prazeres manuais estão retomando voltando a crescer, como o bordado ou a costura. E, se você é como a gente, deve ficar morrendo de vontade pra tentar alguns deles, né?

Pois bem. Bordado não precisa de muito material, mas... e costura? Sim, porque se você não tiver uma máquina, como faz? Tem gente que ainda não tem certeza se quer mesmo investir em uma máquina e que não tem ninguém pra pedir uma "emprestada". E aí, comé que faz?

Bom, ficar com água na boca é que não vai ser! A gente te mostra soluções rápidas (porém que devem ser temporárias*) que vão funcionar para que você consiga pôr em prática aquele tutorial que tá lá, salvo na pastinha de inspirações (quem não tem uma ;-)?!) há um tempão e não conseguia pela falta da máquina. Vem ver o/


COLA QUENTE
o que é: para funcionar, você vai precisar de dois itens: a pistola e o bastão do cola sólida, ambos você compra em praticamente qualquer papelaria. Primeiro, você insere o bastão na parte traseira da pistola e liga-a na tomada. Ela começará a esquentar até atingir uma temperatura que derreterá a cola,  permitindo que, quando o "gatilho" é puxado, a cola saia derretida pelo bico da frente.
prós: desconsiderando o tempo em que se espera para aquecer, a cola quente é bem rápida. Também, dependendo da quantidade do uso, ela sai bem em conta (os preços da pistola começam em R$15,00 e os refils de cola não custam mais que R$1,00)
contras: maaaas, se você quiser colar áreas muito grandes, pode acabar saindo caro. Sem falar que é uma ferramenta meio chatinha de se pegar o jeito, a cola deixa rastros e esfria rápido, logo, você precisa agir rapidamente e dificilmente conseguirá um acabamento bom, como o necessário para fazer uma bainha, por exemplo. Também é ideal que ela não vá para água.
bom para: esse tipo de cola funciona muuuito bem em tecidos. Mas prefira projetos que não serão (muito) lavados como estojos ou mesmo capas de almofadas.


COLA PARA TECIDO
o que é: similar fisicamente a uma cola branca, a cola para tecido cola... tecidos rs
prós: imagine a praticidade de usar uma cola branca só que em tecidos! É exatamente assim seu uso. Você também consegue trabalhar grandes áreas espalhando-a com pincel.
contras: o seu tempo de secagem não é exatamente longo, é similar ao de uma cola comum. Mas, se você estiver com pressa e precisar daquela bainha pronta agora, pode ser um pouco frustrante ver que o tecido se soltará com os movimentos do seu corpo. E, apesar de algumas marcas se dizerem a prova d'água, não é uma boa ideia arriscar usando a máquina de lavar, procure sempre lavar à mão
bom para: Pequenos objetos, que sejam fáceis de lavar a mão, como estojos, necessaires, almofadas.... Também da pra quebrar um galho e fazer aquela bainha que tem te incomodado há tanto tempo. Mas lembre-se de deixar a peça secando por alguns minutinhos antes de vesti-la!



LINHA E AGULHA
o que é: uma máquina de costura só que... manual :-)!
prós: a linha e agulha garantem o mesmo efeito da máquina de costura, afinal, antes desta existir, era assim que as peças têxtis eram produzidas, na mão mesmo :-P
contras: se você não tem o hábito de costurar à mão, os pontos irregulares podem te incomodar no início, mas, com a prática, você pega o jeito rapidinho. Além disso, você vai precisar prestar atenção na pressão da linha, tomando cuidado para não deixá-la apertada demais nem frouxa demais (na máquina é mais fácil de controlar isso, porque você só precisa ajustar esse comando e pronto, fica tudo bem).
bom para: praticamente qualquer projeto de costura pode ser feito à mão, só vai demorar mais um pouquinho para ser concluído.


Bom, agora que você já viu que existe solução para a máquina de costura inexistente, corre pra fazer os vários projetinhos de costura do dcoracao.com, a gente te mostra nossos favoritos:


Costura fácil pra quem tá começando: estojo ou necessaire! Você decide :-)
Como fazer uma cortina simples
Como fazer capa de almofada: tutorial passo a passo para almofada envelope!
Faça você mesmo: tábua de passar roupas pode ser linda! A gente te ensina a fazer uma capa lindona pra ela!

* Temporária não significa que essas opções só vão segurar o tecido por um determinado espaço de tempo. E sim que, caso você realmente goste desse trem de costura, a gente aconselha você a comprar uma máquina logo. Vai te poupar muito mais tempo e paciência :-)
Como costurar sem máquina de costura? A gente te mostra outras opções para fazer projetinhos de costura! Reviewed by dcoracao.com - redação on . Colecionando projetos de costura mas sem uma máquina para poder executá-los? Pois bem, a gente ensina como fazê-los SEM máquina ;-) Se ... Rating: 5

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *