Top Ad unit 728 × 90

Tutoriais:

TUTORIAL

APRENDENDO A COSTURAR


A minha avó tem uma máquina de costura. A minha mãe não. A avó do meu marido tem uma máquina de costura, a mãe dele não. Essa constatação me faz pensar se a máquina de costura não ficou mesmo uma geração esquecida, ou reservada apenas para as costureiras de profissão. A ausência da máquina de costura doméstica pode ser um indicativo de comportamento de uma geração inteira de mulheres: interessava conquistar o mundo masculino e por isso as coisas ditas femininas ficaram de lado. Não havia tempo a perder.

Hoje existe um interesse crescente nos trabalhos manuais, na peça única, na customização, e a máquina de costura doméstica deve acompanhar este movimento, aparecendo novamente nas casas das pessoas. O “buy handmade”, ou “compre feito à mão” é um mote importante e afinado com tudo isso, além de ser o nome de uma ONG muito bem organizada.

O sentimento de orgulho que se tem quando se cria algo sozinho, é uma delícia. Costurar abre um mundo de possibilidades de expressar a criatividade. Quer costure por motivos práticos, ou como uma forma de expressão artística, o ato deve ser sempre uma experiência positiva. Para isso, primeiro precisamos de equipamento adequado e algumas instruções. A confiança vem com a experiência. Vamos aprender a costurar juntos? Afinal a última vez que costurei eu tinha 10 anos e fiz um vestido para a Suzi, lembra dela? É essa bonequinha aí encima, que como a máquina de costura, sumiu por um bom tempo, mas também voltou da viagem no tempo.
APRENDENDO A COSTURAR Reviewed by vivianne pontes on . A minha avó tem uma máquina de costura. A minha mãe não. A avó do meu marido tem uma máquina de costura, a mãe dele não. Essa constatação m... Rating: 5

7 comentários:

  1. É verdade. A geração feminina passada e o começo da atual não perdia tempo com essas coisas tão prosaicas e domésticas. Eu mesma achava que nunca pilotaria uma e, de economista, passei a "costureira"...
    Mas as mulheres de hoje têm máquinas poderosas,verdadeiros computadores... muito melhor que o pedalzinho!

    ResponderExcluir
  2. Gente! pois se isso não é exatamente o que está acontecendo comigo! Minha avó costurava. Minha mãe não. E eu entrei na aula há algumas semanas. E estou em busca de uma máquina pra chamar de minha!

    ResponderExcluir
  3. Sou neta de costureira profissional, daquelas que faziam o "guarda-roupa" para a clientela chic duas ou mais vezes por ano. Todas as minhas tias e minha mae sabem costurar e eu nao tenho maquina...O negocio eh que eu adoro costurar mas acabo criando, cortando e dando pra outra pessoa terminar. Contei pra uma amiga ela me disse: vc pode ficar com a minha maquina! Fiquei feliz como crianca em loja de doces! Vou com certeza aprender a costurar na maquina!

    ResponderExcluir
  4. Acabei de ganhar meu "dote": a máquina de costura da minha mãe, que na minha infância, em plena década de 80, me proporcionou tantas roupas meigas. Eu não tenho vontade de aprender a usá-la, e sim NECESSIDADE! Esse "mundo" me encanta, e estou louca para começar a usá-la. Quando vi esse tópico aqui, pulei de alegria!!

    ResponderExcluir
  5. Comprei minha máquina de costura faz uns 2 meses e estou aprendendo aos pouquinhos.
    Adoro trabalhos manuais

    ResponderExcluir
  6. Caracas......!!!!! Vc não vai acreditar, fiz uma aposta com meu marido e ganhei! Como premio pedi uma maquina de costura, so que não faço a minima ideia de qual deve ser a amiguinha a ser comprada. Como tenho acompanhado D I A R I A M E N T E seu blog adorei ver que há mais pessoas como eu nesses imenso universo! rsrsr Bjão!!!

    ResponderExcluir
  7. Eu quero aprender a costurar.
    Apesar das duas avós costurem super bem, e terem feito curso de costura profissional, nenhuma das duas me incentivaram a trabalhar com a máquina.
    Aprendi a bordar ponto cruz por insistência. Uma delas começou a me ensinar, o resto aprendei sozinha.
    Agora estou na era do croche... ja comprei agulha e linha, e tive a primeira aula ontem.
    O próximo passo é a máquina.
    Ah e por falar em infância eu tinha uma maquina de costura de brinquedo mas que até costurava.

    Grazi

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *