Top Ad unit 728 × 90

Tutoriais:

TUTORIAL

Ideias de fuxico


Nope. Esse não é um post sobre babado. Nem sobre cochicho, mexerico, intriga, fofoca, ou leva-e-traz.  É um sobre fuxico. Aquela bolinha de pano, saca?

Pois eu tava tentando pesquisar a origem desse artesanato tão fofinho. E? Não achei, no donut 4u. É que juntar retalhos de tecido é uma técnica tão antiga quanto a invenção do tecido, e o tecido é quase tão antigo quanto a história da humanidade. Então a origem do fuxico, sua história, não descobri, mas descobri outras coisas.


Por seu caráter de reciclagem de recurso, as colchas de patchwork se popularizaram nos anos da Grande Depressão americana (anos 40). E o fuxico? Ora pois. Fuxico não é feito de retalho? E não emenda um no outro? Pois Fuxico é uma das técnicas de patchwork.


Mas o que interessa pra gente mesmo é o tanto que ele deixa a casa mais linda. E nesse quarto da novela das 6 foi uma overdose tão grande, que me deu vontade de juntar outras ideias pra provar uma tese: fuxico é lindo! Seja na tradicional colcha, ou em almofadas, cortinas e capas de pufe, e até gordinho, em formato almofadinha, ele arrasa!


O que é patchwork?Patchwork” é o nome genérico para “trabalho com retalho”. É costurar um retalho em outro para produzir uma peça diferente da original.
E o que é quilt? Quilt é a tradução literal de colcha, mais especificamente edredon, pois quilt se refere a uma colcha em 3 camadas: 2 de tecido e 1 de enchimento. Mesmo quando um edredon não é de retalhos, ele continua a se chamar quilt. Portanto quilt não é sinônimo exato de patchwork. Saca?

Imagens: As almofadinhas são da MMPM 2010, Apartamento da Mulher, por Márcia Lira. O quarto com cortina, almofada e pufe é do quarto da Grazi Massafera na novela das 6. Tem também uma guirlanda linda na Etsy.
Ideias de fuxico Reviewed by vivianne pontes on . Nope. Esse não é um post sobre babado. Nem sobre cochicho, mexerico, intriga, fofoca, ou leva-e-traz.  É um sobre fuxico. Aquela bolinha... Rating: 5

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *