Top Ad unit 728 × 90

Tutoriais:

TUTORIAL

Afinal, o que é Páscoa?


A Páscoa é mais um desses feriados religiosos* que tem um significado comercial tão forte, mas tão forte, que nos faz esquecer a razão original do feriado. Como o Natal, que virou o dia do Papai Noel e de trocar presentes, a Páscoa virou o dia de comer bacalhau e dar ovos de chocolate, que vieram do coelhinho. Mais surreal só um quadro de Dali. E como aqui no dcoracao.com a gente não faz nada sem entender o que está fazendo, antes de começarmos os posts sobre ovos de Páscoa e quetais, melhor saber direito por que fazemos isso, né? ;-)

Então, afinal, o que é Páscoa?
Páscoa é um feriado religioso cristão. É a data em que os cristãos celebram a ressurreição de Jesus. Lembra a oração do Credo? “desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia”*. Esse “terceiro dia” era domingo (Segundo Marcos 16:2). E esse domingo era dentro do feriado de Páscoa judeu. Ué? Então já existia Páscoa antes da Páscoa? Como é isso?

Gente, o homo sapiens, ou seja, nós, ocupamos a terra há duzentos mil anos. Na mais curta das hipóteses, a antropologia considera 30 mil anos de “comportamento moderno”*. A história existe antes da história contada nos livros. E, nos casos das religiões, a religião posterior costuma se apropriar muito bem da religião anterior, que nessa história, nesse tempo, e nesse lugar (Jerusalem), é o Judaísmo.

A Páscoa ou Pessach judeu
Lembra das 10 pragas do Egito? Que Moisés rogou no faraó? Mais ou menos, né? Então tia Wiki vai te contar melhor*. A 10a praga do Egito era “a morte dos primogênitos”. Sei dizer que, se você era judeu, tinha que marcar a porta de sua casa com sangue de carneiro, e daí a morte passava direto e o primogênito naquela casa era poupado. O significado da palavra Páscoa (português), ou Pesach (hebraico) e de Passover (inglês) é “passar direto”. Foi um marco para o fim da escravidão dos judeus no Egito.

E o ovo? Qual o significado do ovo na Páscoa?
Taí mais uma tradição que é mais antiga que a Páscoa cristã, mas que foi apropriada por essa religião. O ovo é símbolo de fertilidade e nascimento da vida. Muitos séculos antes do nascimento de Cristo, a troca de ovos no Equinócio da Primavera (21 de Março) era um costume que celebrava o fim do frio inverno, e o início de uma estação marcada pelo florescimento da natureza. Quando a Páscoa cristã começou a ser celebrada, a cultura pagã de festejo da primavera foi integrada na Semana Santa. Os cristãos passaram a ver no ovo um símbolo da ressurreição de Cristo.

Sim, ovos. Mas de chocolate?
Até aí eram ovos-ovos. O ovo de chocolate* é um costume beeem mais recente, que começou no século XIX. Primeiro os pâtissiers franceses e alemãos recheavam os ovos de galinha, depois de esvaziados de clara e gema, com chocolate e os pintavam por fora (assim). Depois inventaram os ovos moldados, e isso foi quase no século XX. O resto da história você conhece, e vê no supermercado.


E o raio do coelho? Que tem a ver?
O coelho não bota ovos (duhhh). Ele traz os ovos. :-) Pelo menos foi assim que começou a lenda, que inicialmente nem era de coelho, era de lebre. A história é tão maluca, que vou tentar simplificar. Até o século XVII, pelo menos, acreditava-se que a lebre era hermafrodita, além de superfértil. Assim, a lebre, também como o ovo, era símbolo pré-cristão de nascimento e fertilidade, e do Equinócio da Primavera. Juntar tudo na mesma história nem foi difícil. Difícil é entender a conexão :-D


*1 Com todo o respeito pelas religiões e suas manifestações - e exatamente por isso - é curioso que os feriados brasileiros sejam todos cristãos, se somos um estado laico. Mas se você quiser se aprofundar nessa questão, muita gente tem o que falar.

*2 Se, também segundo a Bíblia cristã (Mt 27,62; Mc15,42; Lc 23,54; Jo 19,31), Jesus foi crucificado na sexta-feira, domingo não era o terceiro dia. Mas a conta é: dia 1 é a crucificação, então o dia 3 é domingo.

*3 A antropologia define como comportamento moderno o seguinte conjunto de fatores: o uso de ferramentas complexas, a pesca, o comércio, uso de jóias e tintas, jogos, música, comida cozida e temperada, e enterro.

*4 Tia Wiki em português parece sempre meio bebum, fala o que quer sem muita coordenação e sem dar a referência. E numa vibe meio telefone sem fio. Se rolar, melhor ler sobre as pragas em inglês.

*5 Não podemos esquecer que o chocolate é um produto de origem americana (sendo americana de Américas, e não de Estados Unidos), e só foi começar a aparecer na Europa em sua forma sólida no século XVIII.

♥ Se você quiser ver ideias para a Páscoa, a portinha é essa. E amanhã teremos mais bonitezas pascais.
♥ Curiosidade: o Brasil foi descoberto pelos portugueses na Páscoa. Até nomearam a primeira "terra à vista" de Monte Pascoal.
Afinal, o que é Páscoa? Reviewed by vivianne pontes on . A Páscoa é mais um desses feriados religiosos* que tem um significado comercial tão forte, mas tão forte, que nos faz esquecer a razão or... Rating: 5

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *