Top Ad unit 728 × 90

Tutoriais:

TUTORIAL

Como reduzir o barulho na hora de dormir


Barulho na hora de dormir, não é um problema até ser. Seja porque você se mudou, seja porque uma obra se mudou para o seu lado. :-( Morar perto de feiras livres também é garantia de barulhos madrugadouros. :-/ Mas o que fazer para driblar o barulho na hora de dormir?


Tampão de ouvido:
A maneira mais fácil e barata de se livrar do barulho é usar protetor de ouvidos para dormir. Procure por protetores de ouvido com espuma macia, que são mais confortáveis. Dá pra comprar na internet ou na farmácia mais próxima. Eu comprei desses.

Pesquisando, descobri uma empresa de SP que faz tampões sob medida. De todo modo, o ideal é não reutilizá-lo muitas vezes, já que podem se contaminar e causar uma infecção no seu ouvido. Mas bom senso ajuda a evitar isto.


Ruído branco:
O ruído branco é um tipo de ruído produzido pela combinação de sons de todas as frequências. O adjetivo branco é usado em analogia à luz branca, que com a combinação de todas as frequências de cor.

Por conter sons de todas as frequências, o ruído branco é frequentemente empregado para mascarar outros sons. A toa Wikipedia dá o seguinte exemplo: numa conversação entre duas pessoas, seu cérebro consegue captar claramente a voz do interlocutor e compreendê-la. Mesmo com três ou quatro interlocutores isso ainda é possível. Mas se 1000 pessoas falam simultaneamente, não há como seu cérebro captar uma voz isoladamente. O efeito de 1000 pessoas falando simultaneamente, assim como o de um ventilador que é ligado em seu quarto para mascarar a conversa entre duas pessoas no quarto ao lado, ajuda a ilustrar algumas das aplicações do ruído branco.

Acredita-se ainda que o ruído branco quando ouvido em volume baixo seja relaxante e por isso ele costuma ser utilizado em consultórios dentários e clínicas de psicologia para acalmar os pacientes. Pode ser usado também para acalmar bebês recém-nascidos. E pra você dormir melhor.

Mas como ter um "ruído branco" no quarto? O ventilador produz uma espécie de ruído branco, e é por isso que muita gente dorme melhor com ele ligado. Mas existem aplicativos de ruído branco (só procurar por white noise na loja de aplicativos do seu celular). O youtube também oferece opções com até 10 horas de ruído branco, olha só. Mas como o ruído branco pode ser irritante para algumas pessoas (eu! eu!), prefiro barulhinho de mar. Ou de chuva.


Janela anti-ruído:
A janela à prova de som é a solução mais definitiva, mas também a mais cara. Mas com vidros duplos, triplos ou até quádruplos, esquadrias preenchidas com borracha, lã de vidro ou outro material elástico, os produtos disponíveis no mercado prometem reduzir em até 70% os ruídos.

Quem mora em apartamento e não pode alterar a fachada do edifício encontra opções para serem instaladas pelo lado interno, que podem ser abertas e que não têm necessidade de quebra-quebra. Procure por janela acústica no tio Google, que muitas opções de fornecedores vão aparecer. Mas prepare-se para o preço alto.

Outras soluções que podem ajudar a diminuir o barulho:
- Cortinas pesadas.
- Cortinas acústicas, à prova de som. Elas são de dois tipos: a mais antiga, que é como um colchonete que se põe na janela, e as com tecido tecnológico ou costura em células. O Google dá algumas opções de fornecedores no Brasil. Uma das opções menos feias é da Hunter Douglas, que promete diminuir o barulho em 70%.
- Mobília, como uma estante de livros, na parede de onde vem o som (ex: se o barulho vem da casa do vizinho).
- Tapeçaria na parede também ajuda.
Como reduzir o barulho na hora de dormir Reviewed by Vivianne Pontes on . Barulho na hora de dormir, não é um problema até ser. Seja porque você se mudou, seja porque uma ... Rating: 5

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *