Top Ad unit 728 × 90

Tutoriais:

TUTORIAL

Como pendurar quadros na parede, dicas e truques para você não errar na composição!


Até astronautas têm fotos e cartões nas paredes de sua cabine – devidamente presas com velcro! Fotos, quadrinhos e outras imagens transformam o que pode ser qualquer casa na sua casa. Os quadros que uma pessoa escolhe usar na decoração podem revelar muito sobre sua personalidade. Mas, apesar de ser uma escolha muito pessoal, é um engano pensar que para ficarem bonitos na parede basta pendurá-los e ‘pronto’. A chance de dar ruim é bem grande se você não pensar um pouco sobre a composição antes.

Se fosse em um blog gringo, este post se chamaria “the ultimate guide” pra pendurar quadros na parede, fazer composições, e ficar sempre bonito. ;-) Tudo que você precisa saber na hora de encher as paredes branquelas de quadros, quadrinhos, quadrões. Vamos aos truques.
As composições mais retas, que vamos chamar de cartesianas, são as mais procuradas. São as mais difíceis de errar, porque fica tudo certinho. Pra facilitar o entendimento, o dcoracao.com fez o esqueminha acima (usando ilustrações da pirra @ana_nogal).

Para alinhar quadros e ilustrações de diferentes tamanhos, para ter esse resultado de composição cartesiana, use como referência suas bordas inferiores ou superiores, a linha central, ou ainda todo o perímetro/linha externa do conjunto de quadros. Na prática, fica assim:


Esses acima são exemplos de composições simétricas, com todas as molduras do mesmo tamanho.


Se você tem ilustrações/fotos/molduras de tamanhos diferentes (e quer um resultado retinho), alinhe por fora, ou pela horizontal.


Outra opção é alinhar por baixo, ou por cima, por uma linha de base.

Lembrando que:
♥ É importante dispor os quadros a uma altura confortável aos olhos. O ideal é que o centro do quadro - ou da composição - fique a 1,50m do chão (altura média do olho dos brasileiros, que têm altura média de 1,60).
♥ Caso os quadros estejam acima de algum móvel, a borda inferior deve estar entre 25 e 30 cm acima dele.

Outra composição cada vez mais desejada nas paredes do Braseel, e do moondo, é a composição tipo nuvem. É um jeito mais moderninho de prender quadros e objetos, porque aceita tudo, e a nuvem pode ir crescendo.


Às vezes parece que esse tipo de composição de quadros não segue qualquer regra ou geometria, mas na verdade para ficar leendo de aguar, é preciso ter algum alinhamento, mesmo que não óbvio. A linha de alinhamento (alerta de cacófono e redundância ativado :-O) pode ser central-horizontal, central vertical, inferior ou múltipla. Falar é confuso, mas veja acima e perceba os alinhamentos verticais.

Na imagem da esquerda, tem até um alinhamento horizontal também.


Tem um último samba pra se dançar nesta composição de nuvem mesmo, com direito a pontas e tudo, ensaiando um losango. Aqui a sensação de que não há regras é ainda mais forte. Mas não se engane: cada quadro se alinha com o vizinho, de algum modo.



+Dicas:

♥ Você pode sim misturar diferentes tipos de molduras, tamanhos, cores, etc. Os quadros não precisam combinar entre si para que a composição fique harmônica. . É bacana que seus quadros montem uma composição, assim eles não parecerão soltos pela parede.


♥ No caso de querer colocar quadros em paredes de escada, é importante que a composição deles siga a linha de inclinação da escada, a fim criar um efeito mais sútil.

♥ Para paredes estreitas, escolha uma imagem pequena ou fotos menores. Para as paredes maiores, é interessante escolher uma peça maior. #Fita crepe e jornal te ajudam a ver a melhor composição. Corte o jornal do tamanho das molduras que você tem. Vá ajeitando a posição e ordem dos quadros até achar um jeito que você gosta, e então bater o prego e prender a moldura.

♥ Este post teve a importante colaboração da Nah Oliva :-)
Como pendurar quadros na parede, dicas e truques para você não errar na composição! Reviewed by vivianne pontes on . Até astronautas têm fotos e cartões nas paredes de sua cabine – devidamente presas com velcro! Fotos, quadrinhos e outras imagens transf... Rating: 5

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *