Top Ad unit 728 × 90

Tutoriais:

TUTORIAL

Pra ser o sucesso no primeiro dia de aula: aprenda a costurar um estojo de tubarão!


Se você, assim como nós, cansou dos estojos genéricos e caros da papelaria, corre pra aprender a costurar um no formato de tubarão 

Se, quando nós falamos a palavra tubarão, você já sente os calafrios só de lembrar dessa música:


Então esse post veio ao seu encontro pra te fazer perder o medo desses bichos marinhos. Sim, porque é difícil não cair de amores com esse tubarão-estojo. Pode sair catando a primeira criança que aparecer pela frente pra usar de desculpa e costurar um desses pra ela (ou, por que não? pra você!).

MATERIAL PARA COSTURAR UM ESTOJO DE TUBARÃO
  • 0,5 m de tecido cinza - ou da cor que você preferir
  • 0,5 m de entretela leve
  • 0,5 m de tecido vermelho
  • 1 zíper branco de 18cm
  • Tesoura em zig-zag para tecido (opcional)
  • Molde
  • Alfinete
  • Lápis
  • Máquina de costura
  • Ferro de passar roupa
COMO FAZER: TUTORIAL PARA COSTURAR UM ESTOJO DE TUBARÃO

Pra ser o sucesso no primeiro dia de aula: aprenda a costurar um estojo de tubarão!

PASSO 1: Para ter acesso ao molde do estojo de tubarão, você precisa visitar esse link, clicar no botão laranja do lado direito da tela escrito Add To My Patterns (Adicionar Aos Meus Moldes), depois em Join Using Facebook (Entrar Usando o Facebook - vai ser muito mais rápido). Dê permissão para o site usar suas informações. Entre de novo nesse link e você perceberá que o botão laranja continua lá, só que, dessa vez, com o texto Download Digital Pattern (Baixe o Molde Digital) escrito. Quando você clicar, automaticamente iniciará um download de um pdf. Abra-o assim que finalizado. Nele, terão três páginas: as duas primeiras com as instruções para a costura (em inglês) e a terceira com o molde, que só ocupa uma página A4. Imprima-o e recorte na linha externa.

PASSO 2: Posicione o seu molde sobre o pedaço de tecido cinza em uma superfície plana. Se quiser, alfinete para não sair do lugar. Com um lápis, trace de leve a silhueta do tubarão. Faça isso quatro vezes: com dois pedaços do tecido e com dois da entretela.

Alfinete cada recorte de tecido a um de entretela. E deixe-os de lado por enquanto.

PASSO 3: Para fazer as barbatanas, estique um pedaço de tecido cinza (com um tamanho um pouco maior do que o da barbatana indicado no molde) com o lado certo virado para baixo, seguido por dois pedaços de entretela, outro pedaço do tecido com o lado certo virado para cima e, por fim, o molde. Alfinete tudo. Corte a área onde está escrito Side Fins (barbatanas laterais). Repita isso duas vezes e mais uma para a Center Fin (barbatana central).

PASSO 4: Com uma linha que combine com a cor do seu tecido, faça uma costura aparente em volta de cada barbatana, menos na base (onde a linha está reta). Se quiser, para dar uma bossa a mais, pode cortar o entorno com a tesoura de zig-zag (cuidado para não cortar fora a costura).

PASSO 5: Pegue um dos lados do tubarão (o que você fez do passo dois) e dobre-o ao meio (sentido cabeça > rabo), com o lado certo para dentro. Para ficar bem marcado, passe um ferro sobre essa dobradura.

PASSO 6: Abra o tecido e posicione a barbatana central com a base (a linha reta) alinhada com a marca da dobra e bem centralizado no corpo do tubarão. Dobre de novo (sim, a barbatana vai ficar dentro desse "nacho"), com cuidado para nada sair do lugar, e alfinete tudo. Passe uma costura bem rente à essa dobra. Repita esse processo com o outro lado do tubarão, só que sem nenhuma barbatana. Ou seja, apenas dobre ao meio e passe a costura. Abra tudo

PASSO 6: Pegue um desses pedaços que você acabou de costurar e coloque com o lado certo virado para cima. Posicione as barbatanas nas extremidades laterais do corpo e alfinete para não sair do lugar. A gente sugere que você alinhave para garantir que fique tudo certinho. Tire o alfinete.



PASSO 7:  Agora, junte os dois pedaços dos corpos e alfinete um no outro, com o lado certo virado para dentro. Costure tudo junto. Mas atenção: você deve começar e terminar a costura nos dois pontos indicados no molde inicial (ali, bem perto de onde ficariam os olhos). Com uma tesoura para tecido, faça pequenos picotes no tecido, com cuidado para não cortar a costura!.

PASSO 8: Pelo buraco que você deixou sem costura, vire tudo para ao avesso.

PASSO 9: Aproveitando o molde do corpo do tubarão, recorte dois pedaços do tecido vermelho. Na verdade, você só precisa cortar à área do corpo, não precisa cortar o rabo. Posicione esses pedaços com o lado certo virado para dentro e costure - novamente usando aqueles pontos como o de partida e o de finalização. Lembre-se de deixar uma pequena área de aproximadamente 7 cm sem costurar.

PASSO 10: Pegue o zíper e abra-o. Segurando as duas metades soltas do zíper (aquelas opostas à onde está a cabeça dele agora) em um mão e o puxador na outra. Junte as duas pontas soltas uma em cima da outra, com os dentes virados na mesma direção. Você não precisa alfinetar nada agora, mas é importante você decorar esse posicionamento (note que a região onde a cabeça do zíper está não pode ser dobrada, permanecendo na sua posição inicial. Solte o zíper


PASSO 11: Coloque o puxador do zíper encostando, pelo lado externo, um dos lados da boca do tubarão, como na foto acima. Com as metades soltas, envolva cada lado da boca com uma perna. Os dentes do zíper devem estar virados para baixo, na direção do rabo (logo, a parte de tecido, deve estar virada para cima). Alinha a borda da parte de tecido com a borda da boca do tubarão e alfinete tudo no lugar.

PASSO 11:
 Pegue o tecido vermelho, que ainda deve estar virado ao avesso, e ensaque-o por cima corpo do tubarão e por cima do zíper. Com cuidado, remova os alfinetes e realfinete por cima, logo, as três partes estarão alfinetadas, como um sanduíche. Agora, costure tudo à mão, dando um pouco de distância entre o zíper e a costura.

PASSO 11: Agora, pela parte que você deixou sem costurar do forro vermelho, puxe-o ao avesso e faça uma costura invisível. Enfie-o pela boca do tubarão. Se quiser, costure dois botões pretos na parte de cima do tubarão, para fazer de olho, ou cole "olhos" de boneca.

PASSO 11: Parecia impossível, mas finalmente chegamos ao fim do nosso estojo \o/. Agora é só enchê-lo com lápis de infinitas cores e entregar para a criança mas próxima (mas se você quiser usar pra você, a gente deixa também ;-))


♥︎O dcoracao.com traduz o tutorial, pesquisa materiais e deixa tudo mastigadinho para a sua vida ficar mais fácil. :-) Agora, custa nada visitar o conte˙do original, né? :-) Aqui valorizamos muito quem produz tutoriais para web! Pedimos seu beijo de agradecimento em forma de visita, clicando aqui!

Pra ser o sucesso no primeiro dia de aula: aprenda a costurar um estojo de tubarão! Reviewed by dcoracao.com - redação on . Se você, assim como nós, cansou dos estojos genéricos e caros da papelaria, corre pra aprender a costurar um no formato de tubarão  Se,... Rating: 5

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *