Top Ad unit 728 × 90

Tutoriais:

TUTORIAL

SOWETO


Soweto (de South-West Township, ou "Cidadela do Sudoeste") é um subúrbio com aspecto de imensa favela na cidade de Johanesburgo, na África do Sul. Entre 40% e 60% dos mais de 3 milhões de habitantes de Johanesburgo moram em Soweto, sendo que a grande maioria vive abaixo da linha da pobreza.


Soweto ficou famoso por ser foco de resistência anti-racista e de protestos dos negros contra a política oficial de discriminação racial, principalmente nos anos 80, que apressaram o final do regime segregacionista (leia-se apartheid) na África do Sul, em 1991 (É, foi só em 91 que o apartheid acabou).

O bairro foi o lar de dois prêmios Nobel da Paz, Desmond Tutu e Nelson Mandela. Na casa onde este último morou, funciona desde 1997 um museu.


Mas por que o Soweto está por aqui? num blog de decoração, design e outras coisinhas fofas? Porque, muito por conta da Copa do Mundo, Soweto tá na moda. E saiu na Elle de Decoração da África do Sul. E essas fotos lindas* que ilustram esse post, são de casas de lá. Numa demonstração clara de que a beleza pode ser encontrada em qualquer lugar. E que we do not see things as they are, we see things as we are. Ou 'a beleza está nos olhos de quem vê'. A gente tem é que aprender a ver, a procurar. E a criar, pois a beleza pode ser simples, mas é sempre necessária. Mesmo quando não há e$paço pra supérfluos.

Tia Wiki. Foto rosa, David Goldblatt. Foto azul, Mark Lanning.

*Exceto a foto da capa da Elle.
SOWETO Reviewed by vivianne pontes on . Soweto (de So uth- We st To wnship, ou "Cidadela do Sudoeste") é um subúrbio com aspecto de imensa favela na cidade de Johanesb... Rating: 5

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *