Top Ad unit 728 × 90

Tutoriais:

TUTORIAL

AS CORES, A ESCADA E A LAPA

Nos anos que vivi em Ouro Preto aprendi a reconhecer os turistas pelas cabeças voltadas pra cima. E os viajantes por uma certa calma no caminhar. Viajar-caminhar-observar. Eis a troika. Porque não existe observar com pressa. E o viajar sem observar é nada, senão turismo-micareta.

E de tanto observar o viajante encontra. Algures ou alhures, encontra. E não foi diferente com o chileno Jorge Selarón, que com esse nome de morador de Macondo, tão adequadamente foi achar seu destino numa escada.

Selarón cobriu com azulejos os 215 degraus da escadaria do Convento de Santa Teresa, ali pertinho da Sala Cecília Meireles. Acorda cedo todos os dias para varrer e cuidar de cada degrau como se fosse de um cômodo de sua casa. “Quando comecei a trabalhar na escada tive que comprar muitos azulejos, vendia meus quadros para ter dinheiro. Depois todo mundo passou a doar azulejos de muitos países: Colômbia, Coréia, Bélgica, Bolívia, Escócia, Estados Unidos, Egito, Espanha, Filipinas, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Índia, Indonésia, Inglaterra, Iraque, Itália, Japão, Líbano, Marrocos, México...”

Como Selarón, eu não tenho muito compromisso com a história. Meu compromisso é com a estória. Mas vou te contar um fato. A rua é meio escondida, e ele já pintava quadros e tinha um ateliê ali, pouco visitado. Então Selarón pensou num modo de transformar a situação, e a COR atendeu às suas preces. Funcionou! Snoop Dogg já usou pra ilustrar o beautiful. E vem gente do mundo todo pra olhar. Gente que aproveita e visita o ateliê do macondense ausente.

E pra dar uma ajudinha pra beleza aumentar, a Coral resolveu ajudar o povo a colorir as casas. E também pra reforçar uma ideia. Porque foi antes pela cor que a escada ficou bonita.

Todos os pintores são voluntários da comunidade. E o projeto é maior. Vale a pena conhecer. E visitar o Flickr. Porque vamos combinar: campanha de marketing babaca tem um monte por aí. Então quando a ideia é boa, eu aplaudo. E aqui temos duas boas campanhas. Palmas para Selarón. Palmas pra Coral.
AS CORES, A ESCADA E A LAPA Reviewed by Vivianne Pontes on . Nos anos que vivi em Ouro Preto aprendi a reconhecer os turistas pelas cabeças voltadas pra cima. ... Rating: 5

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *