Top Ad unit 728 × 90

Tutoriais:

TUTORIAL

FAVORITOS - TOBIAS & HANNE MIKKELSEN

Eita, mas fazia tempo que eu não mostrava uma casa inteira. E essa é super-especial, pela mistura corajosa de cores e estampas. E porque é de um casal de designers dinamarqueses! E como a gente percebe o design dinamarquês nesta casa? Não é muito fácil não. A globalização tornou possível termos decorações muito parecidas aqui e na China. Mas vamos fazer o exercício?


Hanne & Tobias moram em Copenhagen, e têm uma agência de design, a WhatWeDo. Eles têm uma filha, Silke, que tem um quarto tão lindo que dói. E vejam o que eles falam do quarto: "As amostras de papel de parede vintage foram combinados com brinquedos dinamarqueses clássicos, de madeira. Nós mesmos projetamos e construímos os armários, com placas de mdf de 20mm, e o sistema de portas corrediças."

A cozinha foi feita com um orçamento bem reduzido, e eles mesmos também fizeram as estantes com lâmpadas embutidas.
Então vamos lá: a marcenaria de formas limpas, a circulação fácil entre os ambientes, que privilegia quem mora na casa, os motivos que lembram a natureza, tanto de animais quanto de folhas e flores, espalhados pelas paredes e cerâmica, não faz todo o sentido com o que te contei do design dinamarquês?

E junte-se a isso uma preocupação estética, a produção quase pessoal dos móveis, e uma coleção clássica de objetos - as peças Catherine Holm são anos 60, a cadeira Eames e os cartazes nas paredes, anos 50 - e fica demonstrado que não há uma preocupação com o novo de maneira consumista, o que é coerente com os princípiosda escola Klint.
Lembra que eu disse que o design dinamarquês apontava para valores como utilidade e seriedade, tendo em mente que o bom gosto é sinônimo de modéstia?

Pois então. Esses valores (e esses anos pós-guerra da escola Klint) ficaram marcados. O candelabro da estante é o 'Kubus', peça dos anos 60, com design do arquiteto dinamarquês Mogen Lassen, que - ora, ora, vejam só - frequentou a Escola Klint.

E - ora, ora, vejam só novamente - o poster no quarto mostra um edifício que foi projetado por ninguém mais, ninguém menos que Arne Jacobsen. O mesmo da cadeira Ant que frequentou que escola mesmo? É, eu sei, não preciso repetir.

Acho que mostrei um ponto, não mostrei? O de que o design está pra Dinamarca como a música, ou o futebol, para o Brasil. Porque essa dupla está muito presente no meu dia-a-dia. Mesmo se eu não gostar. É o nosso orgulho nacional, não é? E os gringos costumam achar que todo brasileiro sabe batucar um samba ou jogar bola.

Da mesmoa forma o design é o orgulho nacional dinamarquês. Outras escolas de design importantes existiram na Europa na mesma época que a Klint. A alemã Bauhaus foi até mais influente. Mas a relação do povo alemão com o design é bastante diferente.

Fica aqui também o meu agradecimento ao casal Hanne & Tobias, que permitiram que eu mostrasse a casa inteira deles. E só pediu pra eu dizer que as fotos eram do Tia Borgsmidt. É isso.
FAVORITOS - TOBIAS & HANNE MIKKELSEN Reviewed by vivianne pontes on . Eita, mas fazia tempo que eu não mostrava uma casa inteira. E essa é super-especial, pela mistura corajosa de cores e estampas. E porque é d... Rating: 5

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *