Top Ad unit 728 × 90

Tutoriais:

TUTORIAL

LILLY REICH, OU COMBATENDO O SEXISMO COM INFORMAÇÃO


Lilly Reich foi a primeira mulher a ser diretora da Werkbund, onde conheceu Mies Van Der Rohe. Por 13 anos, até Mies emigrar para os EUA, eles foram parceiros profissionais e amantes. Reich é creditada como co-projetista de algumas das mais famosas obras de Mies - a sua cadeira Barcelona, e a cadeira Brno.

Albert Pheiffer, vice-presidente de Design e Gestão da Knoll, vem pesquisando e lecionando em Reich por algum tempo, e diz: "É mais do que uma coincidência o sucesso de Mies começar ao mesmo tempo que sua relação pessoal com Reich". E também: "É interessante notar que Mies não desenvolveu plenamente mobiliário contemporâneo com sucesso, antes ou depois de sua colaboração com Lilly Reich."

Em 1930, Mies tornou-se diretor da Bauhaus, e Reich se tornou uma das primeiras professoras do sexo feminino. Ela ensinou design de interiores e design de mobiliário lá até o final de 1930. Em 1943, seu estúdio foi bombardeado e ela foi parar em um campo de concentração nazista. Foi libertada em 45, com o fim da guerra, mas acabou morrendo em 1947.

♥ Não digo que sou feminista não-praticante, porque nada mais cretino que o termo “não-praticante”. Ou é ou não é. Mas niqui, além daquela pesquisa de decoração de interiores no Brasil, estou em outra de Design de Móveis feito por mulheres no Brasil. As mulheres estão aí, fazendo móveis por mais tempo do que se imagina. Mas nunca receberam os créditos. E mesmo quando recebem, são como coadjuvantes. Outro exemplo? Ray Eames por Charles Eames. Outro? Charlotte Perriand por Le Corbusier.
♥ Então de agora em diante, 'bora combinar? A cadeira Barcelona é de Van Der Rohe e Lilly Reich.
Fonte do texto original e completo.
LILLY REICH, OU COMBATENDO O SEXISMO COM INFORMAÇÃO Reviewed by vivianne pontes on . Lilly Reich foi a primeira mulher a ser diretora da Werkbund , onde conheceu Mies Van Der Rohe . Por 13 anos, até Mies emigrar para os EUA,... Rating: 5

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *