Top Ad unit 728 × 90

Tutoriais:

TUTORIAL

Receita do pão do Outback


Eu adoro o pão do Outback, esse McDonalds de adulto. Então peguei uma receita na internet, e resolvi fazer. Mas se não fosse marido - que é chef de cozinha e corrigiu a massa, teria saído um creme, pois a massa ficou uma coisa com textura de vômito, não tava rolando...

Daí marido me explicou o seguinte. Que é por isso que ele gosta/dá receitas com peso. Que 1 xícara de farinha de trigo pode variar até em 50% a quantidade de farinha, por conta da aeração e talecousa. Mas x gramas serão sempre x gramas. Gostaria de dar essa receita em gramas, mas né? Tinha feito a receita em xícaras mesmo.

Então vamos à receita que deu certo:

Ingredientes:
1 1/4 xícara de água morna
1/2 xícara de melado de cana
2 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de glúten
1 colher (chá) de sal
3 colheres (sopa) de açúcar mascavo
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 xícara de farinha de centeio
1 xícara de farinha de trigo integral
4 xícaras de farinha de trigo
1 1/2 colher (chá) de fermento biológico seco
Fubá para polvilhar

Usei a máquina de pão na opção "massa", mas só pra bater a massa, portanto dá pra fazer na mão e colher de pau. Coloquei todos os ingredientes na máquina, menos o fubá, que é só pra polvilhar/untar a forma. Não usei corante (todas as receitas que vi, pedem), e não acho que fez falta.


Quando o ciclo da máquina de pão terminou, removi a massa e ainda achei meio mole, por isso acabei assando em formas de terrine (essas aí de cima), que são iguais às de pão de forma, só que menores. Untei as formas com manteiga e fubá, coloquei 1/3 da massa em cada forma e polvilhei a massa com fubá. Cobri com um pano e deixei crescer por 1 hora.


Pré-aqueci o forno a 180ºC. Assei os pães por uns 40 minutos, até dourar. Pronto, delícia! O gosto é igual ao do pão do Outback. A textura achei ligeiramente diferente, um tiquinho de nada menos macia.

E aí? Vai tentar também? Então vem cá, deixa eu contar:

♥ Eu fiquei com dúvidas antes de comprar a máquina de pão. Pensei que poderia virar um monumento ao consumismo sem uso. Tanto fiquei na dúvida que comprei a maaais baratinha. Mas há uns 3 anos a bichinha não tem folga. Muito útil nessa casa, ainda mais porque eu não gosto de comer pão industrializado, cheio de conservante. Eu sei que é frescura.
♥ Todos os ingredientes foram comprados na Casa Pedro, que aliás é onde faço metade da minha compra do mês. E não é jabá.
♥ Eu dei sorte de ter as 3 formas de terrine. Mas se você tem uma só grandona de pão de forma, vai dar um pãozão ótimo. Ou pode comprar formas descartáveis, como essa.
♥ Essa massa, diferente das massas de outros pães, cresce pouco quando crua, mas cresce bastante no forno.
♥ Se quiser também a manteiga do Outback, tem receita: deixe a manteiga atingir a temperatura ambiente e bata-a na batedeira, em velocidade alta. Aos poucos, acrescente água gelada até a manteiga ficar areada. (Use no máximo 1/4 de xícara de água gelada para cada xícara de manteiga batida.)
♥ No Facebook descobri que existe uma mistura pronta pra esse pão, da Fleischmann. Nunca experimentei, mas essa moça experimentou.
Receita do pão do Outback Reviewed by vivianne pontes on . Eu adoro o pão do Outback , esse McDonalds de adulto. Então peguei uma receita na internet, e resolvi fazer. Mas se não fosse marido - qu... Rating: 5

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *