Top Ad unit 728 × 90

Tutoriais:

TUTORIAL

Lambris x boiseries


Primeiro foi o adesivo de parede, depois o papel de parede. O próximo grito da moda em Paris são os lambris e boiseries. Não é de comer, mas o dcoracao.com mastiga pra você.

Lambris (no singular, lambril) = painéis.
Boiserie = carpintaria.

Boiserie (se pronuncia “boáserrí”) é carpintaria, pura e simplesmente, e sem frescura, olha só. Daí, sabe como uma palavra em uma língua parece significar uma coisa diferente da sua tradução para a nossa? Dégradée, que é deteriorar, mas nossas mães entendem como - ora, de novo outra palavra em francês, para o mesmo sentido, mas *mais moderna* (risos) - ombrée, que é sombrear. Mas a gente entende um sentido diferente, quando fala em francês, e seguindo o mesmo raciocínio, boiserie vira, falada por nós brasileiros, e conforme um contexto histórico, uma carpintaria chique e delicada.

O mais adequado é chamar o revestimento de paredes com madeira (e mais modernamente até com isopor, ou pvc e mais comumente de gesso) de lambril. Lambril é revestimento, painel. Aliás, em inglês a palavra usada é a tradução correta do lambril, panelling, de painel.


Todo tipo de revestimento em madeira para paredes, em sua concepção, serve para conforto térmico. As paredes de pedra ou tijolos são frias, a madeira menos. O propósito decorativo é um "acessório", uma consequência, que com o tempo - e a moda, ou os trópicos - acabou por ser uma importante função. Tão importante, que o fator isolamento térmico é esquecida quando se faz, por exemplo, os lambris em gesso.


Mas e aí? E aí é que é fato: lambris podem dar aquela levantada na produção de qualquer ambiente. Maria Antonieta curtia... A França é cheiiiinha de lambris. Muitos. De todos os tipos. Pra todos os lados. Eles foram super populares lá, pelos idos dos séculos XVII e XVIII.


Os trabalhos de meia altura surgiram como uma alternativa mais barata. E não é que esse é um dos jeitos mais charmosos de deixar a casa com um ar sofisticado? Quanto às cores, é comum encontrar os lambris na mesma cor das paredes, pois fica elegante e discreto. Mas combiná-los com cores fortes fica moderníssimo.


E aí, animou? Aqui tem um link para como fazer um painel de meia parede (é em inglês, mas dá pra entender pelas figurinhas). Mudança fácil, rápida e muito expressiva.

♥ Imagens: Merry Mishap, ®Leigh Johnson, Heart Home, e da falecida Domino Magazine.
Lambris x boiseries Reviewed by Anônimo on . Primeiro foi o adesivo de parede, depois o papel de parede. O próximo grito da moda em Paris são os lambris e boiseries . Não é de comer... Rating: 5

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *