Top Ad unit 728 × 90

Tutoriais:

TUTORIAL

Dança das cadeiras: cadeira Panton S


A cadeira que é conhecida como Panton, na verdade tem um outro nome, que a retrata quase fotograficamente. É a cadeira "S". Panton é o sobrenome do seu criador, Verner Panton, que foi o primeiro a ter sucesso com uma ideia, que muitos outros designers perseguiram: produzir uma cadeira a partir de um único elemento, sem divisão entre assento, pernas e encosto. A dificuldade era o material, pois as versões de fibra de vidro eram quebradiças, e foi só com o desenvolvimento do polipropileno que Panton atingiu seu objetivo.


Pra inveja de muitas, apesar de já ter passado dos 40 (é de 1968), a cadeira S, continua arrancando suspiros. É um ícone de design.


Apesar do seu aspecto "era espacial/Jetsons", ela se encaixa em qualquer ambiente, seja um escritório ultra moderno, uma casa de campo, ou a beira da piscina, onde vivia dando pinta, lá pelos anos 80 (época em que, convenhamos, não ligávamos lá muito pro design dos móveis, né?). Até em uma igreja ela fica bem.


A cadeira S foi concebida para ser confortável, mas para escritório, é mais indicado que se use uma cadeira de braços, o que não é o caso da moça. Mas que fica bonita, isto fica!


Para salas de jantar, sejam despojadas, sejam rústicas, sejam clássicas, estas cadeiras emprestam um sopro de modernidade bacana de se ver. As imagens não me deixam mentir.


Verner Panton projetou a cadeira para ser elegante, leve e sofisticada. Um que de era espacial, outro tanto de escultura fazem desta peça - quer você goste, quer não - única, quase "incopiável".


Costumo dar duas dicas nas minhas palestras, que se adequam como luva, para esta cadeira. A primeira é: não se esqueça das cadeiras. Cadeiras podem levantar ou derrubar a beleza de uma casa. E a segunda é: tenha ao menos uma peça fantástica em cada ambiente, aquela que puxa os olhos, especial. Isto faz difereça e te dá tempo para arrumar as outras coisinhas que ainda faltam.


Olha bem, a modelete casando com a dica de pintar só um pedaço dos móveis pra dar uma modernizada. Banquinho vernacular assim, é barato e fácil de achar, se bobear você até tem. A combinação de peças simples, rústicas até, fica incrível com a cadeira S.


E até misturada com outras peças fortes, elas passam bem e mandam abraços. Se a ideia for usar numa sala de almoço, alá a primeira foto do post. Linda! (Adoro o termo "sala de almoço" ;-) não resisto à ideia de que - por força desta expressão - subitamente ficamos mais chiques à medida que a noite chega, e só então temos o direito de adentrar à muito mais fina "sala de jantar".)


♥ Esta é uma série sobre cadeiras, patrocinada pela Essência Móveis. Nesta série mostraremos as características de cada uma das "modelos", assim como exemplos visuais de uso. Destacamos que o texto reflete a opinião honesta do dcoracao.com.

♥ Quer saber mais sobre o designer dinamarquês Verner Panton? A gente te conta.
♥ Imagens: Ideas to steal, Design Sponge, DezeenRetro meets VintagePinterest,
Dança das cadeiras: cadeira Panton S Reviewed by Vivianne Pontes on . A cadeira que é conhecida como Panton, na verdade tem um outro nome, que a retrata quase fotogra... Rating: 5

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *