Top Ad unit 728 × 90

Tutoriais:

TUTORIAL

A casa vista como ecossistema


"O ecossistema é a unidade principal de estudo da ecologia e pode ser definido como um sistema composto pelos seres vivos e o local onde eles vivem, e todas as relações destes com o meio e entre si.  (...) A totalidade destes organismos interagindo em um determinado local, de forma a criar um ciclo de energia (...) constitui um sistema ecológico ou ecossistema, independentemente da dimensão do local onde ocorrem essas relações." (Via)

Fato é que o nosso ciclo de energia não é nada ciclo, até o momento. Não reaproveitamos o lixo, a água, e precisamos sempre de recursos externos (mais água, mais energia elétrica, mais calor). Muita pesquisa está sendo feita no sentido de transformarmos nossa casa num ecossistema saudável, para realizarmos o "ciclo", e embora muita coisa ainda esteja anos-luz distantes da nossa realidade, pelo menos estamos caminhando bonito, pro reaproveitamento de recursos, pra tal da sustentabilidade. Quer ver só?


New York Times - numa resenha sobre este livro - afirma que se por décadas nos armamos de produtos contra bactérias, cupins, e outras traças, mas o caminho agora é outro: tirarmos proveito destes organismos.

A imitação da natureza em projetos não é de hoje, vai bem longe, com a Art Noveau sendo seu ápice. Mas a valorização da utilização do ciclo natural é novidade. Já pensou um laguinho pessoal, no apartamento, com peixes pra comer, e que ainda decora? Já pensaram (foto lá em cima). Já pensou, que bacana uma luminária que se utilize da bioluminescência dos vagalumes? Já pensaram. E uma personal colmeia, pra colher mel fresquinho, e que ainda seja segura? Já pensaram.


A foto acima é de uma casa conceitual, da Philips. Os elementos possuem características capazes de filtrar, processar e reciclar água, esgoto e lixo. A iluminação vem de uma estrutura (na parede esquerda, que aparece aqui com a luz apagada) com bactérias bioluminescentes. A peça da direita quebra alguns plásticos e os digere, com ajuda de cogumelos, que ops! podem ser comidos. É, o mundo tá ficando mais bacana.


Mas a parte do vaso eu passo.

♥ Outro dia vi uma palestra bacana, do TED, sobre o que a natureza pode nos ensinar sobre o design. É no sentido de copiar a natureza, e é em inglês, mas vale a pena forçar o ouvido pra entender.
♥ Se você passou batido pelo link do livro Biodesign, não passe. Por favor, clique aqui. Está à venda na loja do Moma, e bem mais barato na Amazon (31,50 dólares+frete - livros são isentos de impostos de importação).
♥ Todas as imagens do post são da divulgação do livro Biodesign.
A casa vista como ecossistema Reviewed by vivianne pontes on . "O ecossistema é a unidade principal de estudo da ecologia e pode ser definido como um sistema composto pelos seres vivos e o local ... Rating: 5

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *