Top Ad unit 728 × 90

Tutoriais:

TUTORIAL

Como congelar pimentão e outros vegetais

Na feira, onde compro minhas verduras e frutas, tem uma banca que vende uns pimentões vermelhos lindos, pequeninos. Compro sempre, mas são vendidos em saquinhos com 6, e nunca consigo usar todos em 2 semanas (tempo que leva para que estraguem na geladeira). Foi então que fui pesquisar um método para congelá-los! :-) Encontrei um método fácil (na Wikihow), tranquilo de fazer, e ótimo pra quem mora sozinho e cozinha pouco, ou pra quem quer conservar os vegetais por mais tempo.

Sabe aqueles sacos de comida congelada? Batata frita, ervilha, brócolis? Eles são congelados num sistema chamado de IQF, "individually quick frozen", ou congelamento rápido individual. A comida congelada neste sistema é mais fácil de usar, e prática, pois como o congelamento não é em bloco, você consegue retirar uma parte e deixar o resto pra fazer depois. O método caseiro não é assim tão "quick", mas é bastante eficiente.


- Comece lavando e higienizando os pimentões. Corte ao meio e retire as sementes.
- Corte o pimentão em tirinhas.
- Peque uma assadeira que caiba em sua geladeira. Tenha o cuidado de ver se dá pra colocar ela retinha, pra que as fatias do pimentão não caiam e encostem umas nas outras.
- Forre a assadeira com papel manteiga ou silpat.
- Coloque os pimentões na assadeira, sem encostar uns nos outros.
- Coloque no congelador e deixe de 30 minutos a uma hora.


- Retire da assadeira e coloque num saquinho. Volte a guardar no congelador. Pronto! Agora você retira da geladeira na medida que precisar usar :-)

Que vegetais posso congelar para usar depois? Além daqueles que já são vendidas na sacola, e que a gente não costuma mesmo comprar frescas (ervilha bolinha, por exemplo), diversos outros vegetais podem ser congelados. Exemplos: vagem, cenoura e quiabo. Brócolis e couve-flor também podem ser congelados, mas precisam ser branqueados antes.
♥ Mas o que é "branquear" na cozinha? Branqueamento de alimentos é um processo de cozimento rápido com interrupção do cozimento. O método de branqueamento mais comum é mergulhar o alimento em água fervente, retirar e colocar em um banho de gelo.
♥ Gostou do assunto? Quer saber mais sobre dicas domésticas, e de cozinha? Fala pra gente! Deixe seu comentário!
Como congelar pimentão e outros vegetais Reviewed by Vivianne Pontes on . Na feira, onde compro minhas verduras e frutas, tem uma banca que vende uns pimentões vermelhos li... Rating: 5

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *