Top Ad unit 728 × 90

Tutoriais:

TUTORIAL

Jardinagem: como escolher o vaso para plantar a sua horta de apartamento


A gente resolve fazer uma horta. Daí corre pra flora / floricultura / mercado pra escolher o vaso. Se apaixona por aquele vasinho lindo e ( ) minúsculo ( ) sem furo ( ) sem futuro. Daí faz o transplante e a planta sobrevive um dia. Ou três. :-(

TAMANHO. Ao escolher um vaso para plantar, lembre-se que os maiores significam mais terra, que suporta mais água, e portanto, secam mais lentamente do que pequenos (mantêm a terra mais úmida). Então, se você não tem muito tempo para se dedicar às plantas, opte por vasos maiores, pequenos vasos podem exigir regas até duas vezes por dia no verão.

O ideal, ideal mesmo - considerando uma horta de ervas aromáticas como manjericão, hortelã, salsinha e cebolinha - é que os vasos tenham pelo menos 20cm de profundidade, para que suportem o crescimento da raiz. Mas isso não significa que você não possa plantar em vasos menores, e mudar de vaso, quando for necessário.

MOBILIDADE. Tamanho importa de 2 formas. Se o vaso for grande demais, com a terra e a planta, ele ficará pesado demais, e dificilmente você conseguirá movê-lo. Existem suportes com rodinhas para mover vasos pesados, mas, por exemplo, eles não sobem degraus :-/ Pense nisso. Este pode ser um problema na escolha de vasos de concreto, pois costumam ser os mais pesados.

UM VASO PARA CADA PLANTA. Plantas de  espécies diferentes têm necessidades diferentes, de água, luz, solo e fertilizante. O alecrim, por exemplo, prefere um solo mais arenoso. Já o tomilho adora um solo super fértil. Colocar várias plantas diferentes "no mesmo balaio" podem dificultar o sucesso da usa horta.

FORMA. Curioso, né? Mas sim, é importante pensar na forma do vaso. Se você plantar algo com raízes que se espalham (como um arbusto) em um recipiente com um pescoço fino (como o número 2, no exemplo abaixo), é possível que você tenha que quebrar o pote ou matar a planta, se algum dia quiser mudar de vaso.

EXPOSIÇÃO AO SOL. O Brasil é quentchy, néam? Bem, se as plantas ficarem num lugar exposto ao sol do meio dia e da tarde, você não deve escolher vasos de material poroso, como os de barro, pois eles secam muito rapidamente. Neste caso, potes de cerâmica esmaltada ou plásticos ficam mais frios e retém a umidade por mais tempo.

Se a horta ficar em um lugar sem muito sol forte, você pode escolher seu vaso mais livremente \o/

FURO / DRENAGEM.
 Não importa o tamanho ou o material do seu vaso escolhido. É super importante que ele tenha um furo embaixo. Se o vaso veio sem, faça um (esta semana teremos um post aqui sobre isso).

Sem este furo, a água fica sem ter como escoar, e encharca a raiz da planta, matando por excesso. :-/ Com o(s) furo(s), você fica um pouco mais longe do problema do exagero na rega.


Agora, quer algumas sugestões bacanas? Alternativas mais bonitas ao velho vaso de pRástico? Veja só essas acima :-) Vaso 1 da Estação da Luz, vasos 3 e 4 da Villa Pano, e 2 e 5 da Dalicasa.

* Só pra ficarmos na mesma página :-) : aqui no dcoracao.com, quando falamos de jardinagem e hortas, estamos falando de jardins e hortas de casas e apartamentos. (80 por cento da população do Brasil vive em regiões urbanas, segundo o IBGE.)
Jardinagem: como escolher o vaso para plantar a sua horta de apartamento Reviewed by vivianne pontes on . A gente resolve fazer uma horta. Daí corre pra flora / floricultura / mercado pra escolher o vaso. Se apaixona por aquele vasinho lindo e... Rating: 5

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *