Top Ad unit 728 × 90

Tutoriais:

TUTORIAL

Piero Fornasetti e as 300 variações do mesmo rosto em preto e branco

Imagem: Divulgação

Piero Fornasetti  (1913-1988), artista e designer, italiano de Milão, viu os lábios carnudos e o olhar de Mona Lisa da cantora de ópera Lina Cavalieri em uma revista antiga, e essa imagem não saiu da sua cabeça. Redesenhou o mesmo rosto mais de 300 vezes. "Comecei e não consegui mais parar", teria dito.

Imagem: Divulgação

Palhaça, aborígene, bandida, míope, marota, brava, chorosa, ufa! Pelas mãos de Fornasetti o rosto adotou mil e uma expressões e fantasias foi parar em pratos de jantar, em uma obra que chamou de "Tema e variação". Dali para ir parar em móveis, papeis de padede, pesos de papel, xícaras e azulejos do banheiro, o caminho foi curto.

Segundo a famigerada tia Wiki, "um ícone pop é uma celebridade, personagem ou objeto cuja exposição em cultura pop constitui uma característica definidora de uma determinada sociedade ou era. A categorização é geralmente associada a elementos como a longevidade, onipresença, e distinção." Sem dúvida a figura de Lina Cavalieri por Fornasetti é um ícone pop, pois sua fama sobreviveu ao autor, está em todo tipo de objeto, e pode ser reconhecida.

Imagem: Divulgação

Mas nem só de Lina vive a obra de Fornasetti. Seu filho, Barnaba Fornasetti, que assumiu o negócio após a morte do pai, depois de trabalhar ao lado dele por anos, disse ao The Wall Street Journal:  "Meu pai via-se como um decorador de superfícies". Sua linha com borboletas é belíssima.
Imagem: Divulgação

Mas também passeou bastante pelo surrealismo enquanto era colaborador constante do arquiteto Gio Ponti. Piero Fornasetti é um nome que você precisa conhecer. E você precisa conhecer é uma nova série do dcoracao.com :-)
Piero Fornasetti e as 300 variações do mesmo rosto em preto e branco Reviewed by vivianne pontes on . Piero Fornasetti  (1913-1988), artista e designer, italiano de Milão, viu os lábios carnudos e o olhar de Mona Lisa da cantora de ópera L... Rating: 5

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *