Top Ad unit 728 × 90

Tutoriais:

TUTORIAL

Uma inspiração no último filme de Almodóvar diretamente do Rio de Janeiro

Uma inspiração no último filme de Almodóvar diretamente do Rio de Janeiro

O último filme do Almodóvar saiu e, com ele, uma bela referência à arte brasileira!

Já dizia Adriana Calcanhoto: "eu ando pelo mundo prestando atenção em cores que eu não sei o nome, cores de Almodóvar". E dá pra entender né? Afinal, basta 1 filme do diretor pra sentir um certo encantamento pela maneira como ele (e sua equipe de fotografia / cenografia) consegue brincar com as matizes (tudo bem, a gente pode deixar A Pele Que Habito fora dessa :-P - mesmo sendo clara e intencional o uso das cores). Seu último trabalho, Julieta, claro, não poderia fugir dessa estética!

Cores de Almodóvar, como não amar?
alguns dos trabalhos e cores do diretor <3

Mas, hoje, viemos mostrar um outro detalhe muito lindo do cenário "almodoviano" em seu último filme. Se você já assistiu, sabe que o personagem Xoan mora numa linda casinha beira-mar, cheia de detalhes preciosos. E provavelmente deve ter reparado na parede de azulejos que decora a sua cozinha (vide imagem que abre o post). Pois bem, olha o incrível: esses azulejos são réplicas de outros criados originalmente por Portinari para revestir o exterior do Palácio Gustavo Capanema, um prédio-destaque da arquitetura carioca \o/!

Como bem disse o fotógrafo e artista plástico Aristides Corrêa Dutra, em um post que viralizou pelo facebook, "É Almodóvar em cores de Portinari" :-). São ou não são os pequenos detalhes que fazem toda a diferença?!

Uma inspiração no último filme de Almodóvar diretamente do Rio de Janeiro

Qualquer coincidência é mera referência :-P

Ah! E, pra quem não conhece, o Palácio Capanema é onde funciona o MEC, no centro da cidade maravilhosa. Pra ter uma ideia do porquê ele ser uma referência arquitetônica, o time de arquitetos projetou o prédio contava com Lucio Costa, Carlos Leão, Oscar Niemeyer, Affonso Eduardo Reidy, Ernani Vasconcellos, Jorge Machado Moreira e Le Corbusier. É mole ou quer mais? Então tá, a gente te dá mais: os jardins foram projetados por Burle Max, seu revestimento externo é feito com os já citados azulejos do Portinari, além de contar com pinturas de Guignard, Pancetti e esculturas de Bruno Giorgi, Jacques Lipchitz e Celso Antônio Silveira de Menezes. UFA, agora foi :-O!

Ou seja, o prédio por si só já conta como ponto turístico da cidade. Pra quem gosta de arquitetura é um tem-que-conhecer :)!

♥︎ Ah! E aproveitando o embalo, conta pra gente: qual o seu filme favorito do Almodóvar?

imagem via 01 // 02 // 03
Uma inspiração no último filme de Almodóvar diretamente do Rio de Janeiro Reviewed by Unknown on . O último filme do Almodóvar saiu e, com ele, uma bela referência à arte brasileira! Já dizia Adriana Calcanhoto: " eu ando pelo mu... Rating: 5

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *