Seguidores

Arquivo

Por que não temos IKEA?

Em seus 30 anos de história no Brasil - a rede foi fundada em São Paulo, em 1978 - a Tok&Stok construiu um marca forte no segmento de móveis. Também ajudou o desprezo pelo país por parte das grandes varejistas internacionais, como a sueca Ikea, que lidera o setor na Europa e serve de fonte de inspiração para a própria Tok&Stok.

Espera-se, porém, que a ausência dos grandes varejistas estrangeiros não dure muito tempo. O desaquecimento da economia nos EUA e na Europa está "empurrando" mais e mais empresas para o exterior, em especial para os países emergentes, como o Brasil. A rede americana Staples, que deve concorrer com a Tok&Stok no setor de mobiliário para escritórios, acaba de anunciar que irá abrir suas primeiras quatro lojas no Brasil nos próximos meses.

Mas, diferentemente de outros setores do varejo, como vestuário, o mercado de móveis possui uma grande barreira natural de entrada para as redes internacionais: a distância. Para estabelecer-se no Brasil, varejistas como a Ikea precisariam primeiro desenvolver fornecedores locais. "Dá para colocar muitos ternos em um contêiner. Mas quantos sofás?", diz Dubrule (herdeiro da Tok&Stok).

Fonte: Jornal Valor Econômico
Nota do De(coeur)ação: A Staples é concorrente mais da Kalunga que da Tok&Stok.