Top Ad unit 728 × 90

Tutoriais:

TUTORIAL

PANACÉIAS

De vez em quando marido aparece com umas novidades. Primeiro foi o kefir, depois o kombuchá. E agora nem foi ele, mas na mesma linha de “descobertas para melhorar a sua saúde e sua vida, que são de graça ou quase”, apresento-lhes o chagra!

CHAGRA são as folhas secas do chá verde, mas do chá que você já bebeu! Isso mesmo, você compra as folhas, faz seu chá verde, e ainda reaproveita as folhas. De que forma? Vou te contar:

• Banheira: O chá verde tem substâncias antioxidantes que protegem a sua pele dos radicais livres. Se tiver banheira, coloque o chagra em uma sacolinha de tecido, e deixe-o em infusão na água do seu banho. Durante o banho, esfregue saquinho de tecido na pele, como se fosse bucha.
• Olheiras: Chá verde pode diminuir as bolsas ao redor dos olhos. (Toda vez que ouço “bolsa nos olhos, fico imaginando uma bolsa mesmo, de mulher, nos olhos.) De novo, com a ajuda de um saquinho de tecido, dessa vez pequenininho. Encha o saquinho, molhe um pouquinho, deite e coloque nos olhos, deixe uns 5 minutos. Aproveite para relaxar.
• Travesseiro: Um travesseiro feito com chagra (haja chá) ajuda a ter bons sonhos, por ter aroma relaxante. Coloque o travesseiro no sol para arejar 1 vez por semana para evitar acúmulo de poeira ou mofo.
• Anti-ferrugem: As propriedades antioxidantes do chagra evitam a ferrugem. Use o chagra em um pano seco e esfregue em objetos metálicos. (Mas isso deve fazer bagunça).
• Caixa de areia: Essa é pra quem tem gatos. O chagra funciona como desodorizador, e quando misturado na areia do gato pode ser de excelente ajuda para diminuir o mal cheiro.

Como preparar o chagra: Depois de tomar o chá, remova o máximo de líquido que puder, com a ajuda de uma peneira e uma colher. Depois espalhe as folhas numa peneira ou em papel não impresso. Você pode usar um saco de pão. Deixe as folhas secarem completamente, mexendo diversas vezes durante o processo. Você também pode espalhá-las numa forma e levá-las ao forno bem baixo. Pronto, você já fez seu próprio chagra! O processo tem que ser bem feito e não pode-se demorar com as folhas imersas em líquido, para que seja evitada a proliferação de germes.

Outras dicas e fonte: Green Tea Lovers 

***

Pra dar o serviço completo, explico-lhes as outras panacéias:

KEFIR é um alimento probiótico, parecido com iogurte, e que faz muito bem pra saúde. Tecnicamente é uma bebida feita de leite fermentado por uma colônia de lactobacilos e leveduras (os grãos). Originária do Cáucaso, só foi introduzida no resto do mundo no início do século XX. O metabolismo da colônia de microorganismos consome a lactose e reduz a caseína, albumina e outras proteínas aos aminoácidos que as constituem. Ainda melhora a absorção de cálcio pelo organismo humano. Pode ser consumido puro ou com frutas, mel e cereais ou utilizado no preparo das receitas que tradicionalmente levam leite ou iogurte. O maior mérito do Kefir está na alta qualidade e quantidade de aminoácidos e na eliminação de microorganismos que podem causar doenças. O kefir já foi testado em laboratório in vitro e em animais, e foram observadas propriedades anticancerígenas, antifúngicas e antivirais, ainda não demonstradas cientificamente em seres humanos.

O sabor é parecido com o do iogurte natural, mas um pouco mais azedo. Eu gosto bastante dele batido com suco de uva. A ação mais visível do kefir é a melhoria da digestão.

A tradição é ganhar uma porção de grãos de kefir, fazer crescer, e doar também. Para receber doação de kefir, veja esse link de classificados de doação de kefir. Ou pesquise no Google “doação +kefir”.

Veja também na Wikipedia.


KOMBUCHÁ, outro probiótico, é uma bebida feita a partir da fermentação de uma planta aquática (colônia de Kombucha, parecida com uma panqueca), originária do Oriente, provavelmente da China. Para a fermentação prepara-se o chá, normalmente chá preto ou verde, que é feito com uma quantidade generosa de açúcar branco refinado. Depois de pronto e já resfriado é colocada a colônia de Kombucha e se inicia o processo de fermentação da bebida. Após alguns dias está pronta a bebida. Diversas substâncias saudáveis, como enzimas e vitaminas, estão presentes nesta bebida.

Tal como o kefir, a tradição é ganhar uma “panqueca”, fazer crescer, e doar também. Mas como é menos conhecido, é também mais raro. Não achei nenhum anúncio doando na internet. Mas se você souber de alguém que doe, divida conosco esta informação.

Veja também na Wikipedia.
PANACÉIAS Reviewed by vivianne pontes on . De vez em quando marido aparece com umas novidades. Primeiro foi o kefir, depois o kombuchá. E agora nem foi ele, mas na mesma linha de “des... Rating: 5

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *