Top Ad unit 728 × 90

Tutoriais:

TUTORIAL

CARNAVAL 2009

Ói, que eu sou meio metida à besta, não gosto de axé, detesto gente me relando pra imitar o Olodum – passei carnaval em Salvador uma vez pra nunca mais, valha-me Nosso Senhor do Bonfim. (Vejam bem, adoro Salvador e a Bahia toda, de Abrolhos a Mangue Seco, passando por Caixa-Prego. Mas não no carnaval.)

Então eu, que achava que o melhor carnaval era o de Ouro Preto – mas quando e se a gente tem uns vinte e poucos anos. Aquela coisa de blocos, de marchinhas. Eu – preparem-se para a revelação – tocava alfaia no bloco Pirata e me esbaldava no bloco da Lama, até o dito ser proibido por lesar o patrimônio histórico universal, uma vez que os foliões não conseguiam se segurar em suas (lá deles) pernas, e deixavam suas (lá deles) mãozinhas marcarem de lama os casarões coloniais. Depois de uns 5 anos de lambança o padre Simões arretou, moveu mundos e fundos e acabou com o bloco da Lama! (Padre Simões, ele mesmo, o que disse no meio da Santa Missa que se peito fosse buzina ninguém conseguiria dormir uma noite em Ouro Preto. Eu adorava (r)ir na missa de padre Simões.) Sem contar minhas aparições no bloco das Lajes (salve Serigy!) e no Mesclado.

Mas o tempo passa, a gente cansa de ficar com roxo na perna. E os vinte e poucos viram trinta. Mas – things get dirty as we get to thirty – e eu descobri que carnaval no ridijaneiro é bom demais! É o carnaval de Ouro Preto sem os pós-adolescentes! Esquece a cobertura da Globo: aquilo devia ser gravado no Projac, Carnaval na Marquês só serve pra dificultar o trânsito pra Lapa. O bom mesmo é ir pros blocos.

E tem muitos, muitos. Tantos e pra tantos gostos que nem me arrisco. Nem vou citar. Saiba da programação aqui e aqui. As informações de horário e dia são bastante desencontradas, mas sempre dá também pra encontrar um bloco no caminho.

Este post é só um ufanismo bairrista pra te dar água na boca e vontade de passar carnaval no Rio. Mas se não vier, aproveite o carnaval aí também!

Todos os desfiles são gratuitos. Paga-se apenas nos ensaios em locais fechados.
CARNAVAL 2009 Reviewed by vivianne pontes on . Ói, que eu sou meio metida à besta, não gosto de axé, detesto gente me relando pra imitar o Olodum – passei carnaval em Salvador uma vez pra... Rating: 5

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *