Top Ad unit 728 × 90

Tutoriais:

TUTORIAL

DEGUSTAÇÃO - BOLINHOS DE AMÊNDOAS E CEREJAS

E hoje nossa casa recebe visita! É a Paula Cinini, que veio nos ensinar uma receita pro Natal! A moça faz uns quitutes fantásticos. "Tudo começou quando comecei a fazer doces demais e decidi dar tudo de presente pra não engordar. Daí, algumas pessoas amigas começaram a fazer encomendas." Mas Paula, como não querer provar? Impossível!
***

Se eu fosse perguntar pra você qual a coisa mais legal das festas de final de ano, o que você responderia? Presentes? Família reunida? Perú com farofa?
Eu também acho todas essas coisas ótimas, mas a minha resposta é e sempre será: é tempo de cerejas!

Desde pequena eu sempre esperei as cerejas, as frutinhas lindas e caras que minha mãe só comprava um pouquinho, no dia da ceia de natal. A primeira vez que fui viajar pra Europa, era verão e os mercados estavam cheios delas - coisa mais gostosa aquela fartura de todo dia comprar um saquinho e sair comendo pela rua.

Quando a Vivianne me convidou pra dar uma receita de final de ano aqui pro de(coeur)ação, a primeira que me veio à mente foram esses bolinhos de amêndoas que tem uma cereja fresca inteirinha no meio, com cabinho e tudo. Faço essa receita sempre no final do ano, desde que a vi pela primeira vez numa revista especial de verão da Martha Stewart, ligeiramente adaptado.

Só avise aos convidados que a cereja tem o caroço e boas festas!

Bolinhos de amêndoas e cerejas

* 130g de manteiga sem sal
* 1 xícara de farinha de trigo
* 1 1/4 xícara de amêndoas peladas e moídas no processador
* 1 xícara de açúcar
* 1 pitada de sal
* 5 claras
* 4 colheres de chá de cherry brandy (já usei vodca de cranberry e ficou ótimo)
* 30 cerejas inteiras, com cabinho

- Unte e polvilhe com farinha de trigo 30 forminhas de empada, ou para mini muffins.
- Numa panela pequena, derreta a manteiga e deixe no fogo até ficar com uma tonalidade castanha-escura. Retire a espuma que ficou na superfície e reserve.
- Numa tigela grande, misture a farinha, as amêndoas, o açúcar e o sal. Junte as claras e o cherry brandy, misturando bem.
- Junte a manteiga derretida devagarinho, mas despreze as partículas escuras que ficaram no fundo da panela. Misture bem e deixe descansar por 20 minutos enquanto o forno preaquece a 180°.
- Distribua a massa nas forminhas (uma colher de sopa por bolinho) e coloque uma cereja no centro de cada uma. Asse por 12 a 15 minutos, ou até estarem dourados e um palito sair seco da massa.
- Deixe amornar por uns 10 minutos e desenforme. Podem ser guardados em pote com tampa por até um dia.
Pendurados na minha árvore de natal estão os primeiros sapatinhos de bebê (de cerejinhas) da minha filha.
DEGUSTAÇÃO - BOLINHOS DE AMÊNDOAS E CEREJAS Reviewed by Vivianne Pontes on 17.12.09 Rating: 5

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.