Seguidores

Arquivo

GENIUS LOCI

"Para os antigos gregos e romanos, cada lugar era regido por um deus, genius loci, ou o espírito do lugar. Os homens, a princípio, não conceberam os deuses como divindades zeladoras de toda a raça humana; pelo contrário, acreditavam que cada divindade pertencesse a um determinado povo e localidade. Nas religiões que vinculam o povo firmemente ao lugar, as divindades parecem ter em comum as características do lugar, conferindo a sua personalidade a este. Não têm poderes além dos arredores de seu domicílio particular; recompensam e protegem o seu próprio povo, mas fazem mal aos estrangeiros."
Luiz Augusto dos Reis-Alves - O conceito de lugar


Geralmente escolho minhas superstições mais pela graça que pela crença. Mas desde que andei só pelas ruas de uma certa cidadezinha, e via, dentro das casas mais baixas, algo que parecia comum, mas diferente - e se a conversa está ficando estranha, vai ficar pior - desde essa época, eu olho pros lugares buscando enxergar o genius loci. Às vezes é fácil. Às vezes só enxergo o verniz.

Mas de tanto observar percebi que o que eu chamo de genius loci pode ser um adjetivo.
( ) romântico
( ) rústico
( ) elegante


Mas às vezes é mais complexo e não cabe em um adjetivo só. E se a expressão é mais adequada a uma cidade, por falta de nome, também para os ambientes eu somo os adjetivos e batizo de Genius Loci.