Top Ad unit 728 × 90

Tutoriais:

TUTORIAL

ESTÉTICA NEO-VITORIANA


"Ambos amamos os anos '80. Os 1880." Disse Anthony Malat sobre ele e sua esposa na NYMag, em uma matéria sobre estilo neo-vitoriano. Uh?


Tia Wiki tá lá da cozinha gritando que neo-vitoriana é uma estética (e um movimento) que junta as estéticas vitoriana (influência dos estilos Gótico, Luís XV, egípcio, turco e veneziano) e eduardiana (muita Art Nouveau) com princípios modernos e tecnologias. De novo: Uh?


Bem, os Neo-Vitorianos são influenciados pelo Cyberpunk dos anos 90, pelo Gótico, e pelo New Romantic da década de 80 (1980, pra não ficar dúvida). Salada, né? É bem característico deste estilo o uso de objetos Steampunk. Como uma imagem vale mais do que mil palavras, teremos muitas mil palavras:




O Steampunk foi influenciado pelo estilo dos romances científicos do século 19, como os de Júlio Verne, HG Wells, Mark Twain e Mary Shelley. Lembra de Capitão Nemo e as 20.000 Léguas Submarinas?


Já o neo-romântico, Lolita, Alice, etc, a gente conhece bem, né? Então põe no caldeirão do neo-vitoriano também. Dá mais ou menos isso:


Generalizando bastante, a ambientação atual, mas com forte influência do século XIX pode ser chamada de neo-vitoriana. Well, então podemos chamar a decoração de Cordel Encantado de neo-vitoriana, procede? Fico na dúvida. E você?


♥ A Olivetti Valentine redesenhada é só um projeto.
♥ A Era eduardiana coincidiu com a Belle Epóque e aconteceu após a vitoriana.
♥ Gostou? Tem um grupo brasileiro, de Curitiba, que entra de cabeça e cinturinha marcada nesse movimento. E que tem excelentes textos explicativos sobre os estilos da época.
♥ A trilha sonora pra essa deco? Emilie Autumn. Sou chegada não.
♥ As 3 primeiras fotos são do Selby. A do espelho é do Flickr.
♥ Só pra saber, tenho menor pretensão de esgotar esse assunto. É muito extenso. Olha só.
♥ Pra assistir e entrar no clima: Brazil (veja pelo menos o trailer), A liga extraordinária, Sherlock Holmes, Piratas do Caribe, As aventuras extraordinárias de Adèle Blanc-Sec, ufa! Tem muito mais. Tem uma lista aqui para filmes Steampunk.
ESTÉTICA NEO-VITORIANA Reviewed by Vivianne Pontes on . "Ambos amamos os anos '80. Os 1880." Disse Anthony Malat sobre ele e sua esposa na ... Rating: 5

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *