Top Ad unit 728 × 90

Tutoriais:

TUTORIAL

Aprenda a fazer um cobertor / mantinha / cachecol pra esquentar no friozinho (e deixar a vida mais linda \o/)


Pra que passar frio? Faça um cobertor gracinha pra esquentar você e a pessoa amada (sim, pode ser o pet amado!).

Imagine a cena: você, seu amor, seu bichinho de estimação, um copo de uma bebida quentinha (chá, café, vinho... você escolhe!), uma maratona da sua série favorita, um sofá gostoso e, e, e..... uma mantinha super aconchegante pra você ficar bem delicinha.

Ai, ai... Pedindo licença ao Skank, mas nosso negócio mesmo são noites de um inverno qualquer :-P, sabe? Se o seu também é, a gente ajuda a deixar a sua noite mais gostosa ensinando como costurar uma manta / cobertor bem confortável (sem ser quente demais), num passo-a-passo que é tão fácil que qualquer um pode fazer.

Ah! E que ainda conta com a versatilidade de poder ser um cachecol quando você sair de casa ;-)

MATERIAL PARA COSTURAR UM COBERTOR / MANTINHA / CACHECOL

  • Tecido flanelado*
  • Tecido que seja gostoso ao toque*
  • Fita grelô
  • Alfinete
  • Fita métrica / régua de patchwork
  • Tesoura para tecido / cortador circular
  • Máquina de costura (não tem uma / não sabe costurar? Tem problema não! Olha aqui pelo o que você pode substituir!)
* Leia mais sobre as metragens do tecido no final do post!


COMO FAZER: TUTORIAL PARA COSTURAR UM COBERTOR / MANTINHA / CACHECOL


PASSO 1: Primeiro de tudo você precisa lavar os seus tecidos (se forem novos). Por quê? Bom, primeiro porque provavelmente seus panos vieram de uma loja de tecidos, onde foram guardados por um tempo perto da poeira, das passadas de mãos alheias etc. Essa pré-lavagem serve também para testar se o tecido é bom mesmo e não solta tinta nem encolhe. Mas não precisa fazer uma mega-lavagem não. Pra entender mais do assunto e ver como fazer esse passo, as meninas do Super Ziper têm um post super explicadinho sobre isso!

PASSO 2: Bom, com o tecido limpinho e passado, decida o tamanho que você quer que a sua mantinha / cachecol tenha. Nos optamos por um tamanho menor, assim ficamos com 2 pedaços de pano com 1 m x 1,40 m


PASSO 3: Agora você tem duas opções para posicionar o seu grelô: a renda dele pode ficar escondida ou aparecida (tiramos as fotos para ilustrar como fica). Nós preferimos ela aparecida, se você também, pode pular para o próximo passo.


Mas para que só os pomponzinhos fiquem para fora e apareçam, você vai alfinetar a fita no lado certo (o lado estampado!) de qualquer 1 dos tecidos e posicionar os pom-pons de maneira que eles fiquem para dentro (como na foto acima) e passar a máquina (ou alinhavar) por cima da fita, garantindo que eles fiquem direitinho no lugar! Você não precisa se preocupar em escolher uma linha que se camufle na rendinha, porque ela não vai aparecer mesmo :-)!
PASSO 4: Hora de costurar! Posicione um tecido em cima do outro, lembrando que eles ficam com o lado certo (o estampado) encostando um no outro - ou seja, o debaixo fica com o lado certo virado pra cima e o de cima com ele virado para baixo -; alfinete tudo no lugar e passe uma costura por toda a lateral, deixando só um buraco sem costurar (o suficiente para a sua mão poder passar - que nem no esquema acima!).

OBS: se você optou pela renda escondida, lembre-se de manter os pom-pons dentro desse "sanduíche" de tecido.

PASSO 5: Pelo buraco, passe a sua mão e puxe o tecido, desvirando-o do avesso. E como num passe de mágica, seu cobertor / manta / cachecol vai estar quase pronto. Passe novamente, para acertar as dobras.

Agora você só vai precisar fazer uma pequena costura invisível para fechar o buraco ainda aberto (não sabe fazer costura invísivel? Encontramos o vídeo mais didático do mundo explicando como fazer).

Ah! E se você ainda não costurou o grelô, se optou por colocá-lo por cima, essa é a hora! Escolha uma linha que seja da mesma cor da sua fita (ou não, cê que sabe!), alfinete-o no lugar e passe uma costura reta por cima. Dica: corte 4 pedaços da fita, 2 medindo o tamanho da largura do cobertor e 2 medindo o comprimento. É mais fácil costurar 1 lado de cada vez do que com uma fita enorme (o acabamento nas "esquinas" fica melhor também).


Eeeeeee.... Agora sim, show de bola :-)! Pronto para aquecer você nos dias mais frios! Ou pra ficar linda na poltrona da sala (ops: eu acho que vi um gatinho)


♥︎ Se você for comprar os tecidos para fazer esse passo-a-passo, preste atenção na metragem da largura do tecido. Você pode comprar 2 tecidos com o mesmo comprimento, mas a largura pode variar.

♥︎ Esse é um tutorial ótimo pra quem tá começando a se entender com a máquina de costura. E, como todos os iniciantes erram bastante, não se sinta mal se você não conseguir de primeira. Respira fundo, desfaça os pontos e comece mais uma vez. Acredite, todo nós passamos por essa mesma sensação e conseguimos superar \o/, então você também consegue!

♥ Não tem máquina de costura mais adoraria poder fazer esse projeto também? Não tem problema, clicando aqui, você vê outras opções de como costurar sem uma máquina ;-)

♥︎ Você viu? Todo o backstage e produção das fotos desse tutorial foram documentados no snapchat! Sim, nos rendemos à mais essa mídia \o/ Segue a gente lá pra sempre ver o por trás das cenas! É só procurar por dcoracao.com! A gente se vê por lá :-*

Aprenda a fazer um cobertor / mantinha / cachecol pra esquentar no friozinho (e deixar a vida mais linda \o/) Reviewed by dcoracao.com - redação on . Pra que passar frio? Faça um cobertor gracinha pra esquentar você e a pessoa amada (sim, pode ser o pet amado!). Imagine a cena: você, ... Rating: 5

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *