Top Ad unit 728 × 90

Tutoriais:

TUTORIAL

"Desvio para o Vermelho", obra de Cildo Meireles em Inhotim!

"Desvio para o Vermelho", obra de Cildo Meirreles em Inhotim!

A obra Desvio Para o Vermelho é política, interessante e poderosa

Mesmo que você nunca tenha ido, provavelmente já ouviu falar ou viu alguma foto do Instituto Inhotim em revistas de viagens, sites de artes ou mesmo no feed do instagram. Inhotim é o maior museu à céu aberto do mundo :-O. São milhares de obras abrigadas dentro de um parque enooorme de 140 hectares. E não é "só" isso não, lá você também encontra jardins lindos e bem cuidados, os bancos maravilhosos do Hugo França, restaurantes deliciosos e uma equipe super gente boa - isso pra só nomear algumas coisas. Citando o Alex Castro, do Papo de Homem:
"Inhotim, em Minas Gerais, é um local impossível de definir. É um parque ecológico. É um jardim botânico. É um museu de arte. Tem alguns dos jardins paisagísticos mais lindos do mundo. Tem instalações de arte a céu aberto de tirar o fôlego. E, não, não dá pra visitar em um dia só."
Não é à toa que muita gente chama o parque de "Disneylândia pra quem gosta de arte".

Bom, mas o que a gente queria falar messssmo era da obra "Desvio Para o Vermelho" de Cildo Meireles, instalação fixa em Inhotim desde 2006, composta por 3 ambientes interligados. Não queremos dar spoiler dos outros 2 ambientes, mas o primeiro é todo e apenas decorado com peças nas cores vermelhas. Sim, tipo um monocromatismo levado ao extremo :-)

"Desvio para o Vermelho", obra de Cildo Meirreles em Inhotim!

Segundo a descrição da obra, o que interessa ao artista é oferecer uma sequência de impactos sensoriais e psicológicos ao espectador que visita as 3 salas. Realmente, é muito louco entrar em uma ambiente todo de uma cor só. Principalmente se essa cor for o vermelho, tão estimulante, tão cheia de significados.

É muito incrível, TODOS os detalhes foram pensados. Até a comida e potes dentro da geladeira são vermelhos, olha só:

"Desvio para o Vermelho", obra de Cildo Meirreles em Inhotim!
A gente sabe que não foi exatamente a intensão primária do artista, mas não dá pra deixar de fazer o paralelo com decoração e incluir esse fator na hora de se apaixonar pela obra. Fica de inspiração pra você que sempre quis ter um cômodo monocromático e nunca começou rs :-)

"Desvio para o Vermelho", obra de Cildo Meirreles em Inhotim!

Ah! E se, pra você, visitar Inhotim fica meio complicado agora, o pessoal do Passaporte Pronto fez um vídeo-tour pela obra. Vale a pena dar play pra matar a curiosidade. E de quebra ainda assiste a monitora do ambiente explicando um pouco mais da obra.



♥︎ Você já visitou Inhotim? Se sim, conta pra gente nos comentários qual foi a sua obra / instalação / espaço favorito!

♥︎ Para saber um pouco mais desse trabalho e de Inhotim, clica aqui :-)

Fotos: Pedro MottaTate Photography e dcoracao.com
"Desvio para o Vermelho", obra de Cildo Meireles em Inhotim! Reviewed by dcoracao.com - redação on . A obra Desvio Para o Vermelho é política, interessante e poderosa Mesmo que você nunca tenha id... Rating: 5

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *