Top Ad unit 728 × 90

Tutoriais:

TUTORIAL

Para enfeitar e organizar: faça um pratinho para colocar todas as suas miudezas!


Objeto que é lindo e ajuda a organizar ao mesmo tempo? Temos!

Pode não parecer, mas ter um potinho / um pratinho / uma tigelinha para colocar as suas miudezas é quase essencial na sua vida. Pensa com a gente: você chega em casa e coloca as chaves na.... Ou, você está quase dormindo, se lembra de tirar os seus aneis e os coloca na.... Ou você comprou mais um pen-drive e gosta de deixar todos juntos no.... rs. Se quisermos, dá pra continuar essa lista por uma eternidade porque, se fomos considerar a quantidade de trequinho com os quais lidamos diariamente... xiiiii....

No inglês, esses tipo de recipiente se chama "catch all", algo como "pega tudo" e o nome já entrega seu significado né? Por aqui, no português, não lembramos de nenhum termo específico para esse tipo de recipiente, mas isso não diminui a sua utilidade e o quanto ele ajuda a nos organizar no dia-a-dia. Afinal, é muito mais fácil você encontrar as suas chaves se elas estiverem sempre na mesma tigelinha, seus aneis se estiverem sempre no mesmo potinho e os pen-drive se estiverem sempre no mesmo pratinho. Não é? ;-) E a nossa dica: eles são presentes de Natal pra lá de charmosos!

MATERIAL PARA FAZER UM POTINHO / PRATINHO / TIGELINHA PRA ORGANIZAR

  • Pasta para modelar (nós usamos essa aqui)*
  • Faca / estilete
  • Uma tigela / bowl
  • Tinta à base de água e pincel**
  • Um rolo de massa ou qualquer item com a superfície arredondada (como um pote, por exemplo!)
  • Uma lixa fina (nós usamos a 220)
  • Fita crepe (opcional)
* Descobrimos que essa massa é tipo uma argila, só que não precisa ser queimada pra ficar resistente, ela seca sozinha. Assim como a argila, é a base d'água, por isso, uma dica boa é ter por perto um potinho com um pouco de água. Sempre que a massa rachar, mole os dedos e alise em cima da rachadura até ela sumir. Funciona tipo um band-aid :-)

** Para fazer esse tutorial, testamos vários tipos de tintas. Para saber como cada uma funcionou, vá até o fim do post!

COMO FAZER: TUTORIAL PARA FAZER UM POTINHO / PRATINHO / TIGELINHA PRA ORGANIZAR


PASSO 1: Comece protegendo a superfície onde for trabalhar. Felizmente, essa massa não deixa muitos "rastros", mas é sempre bom ter cuidado. Pegue um pedaço da pasta e, com a ajuda do objeto cilíndrico, abra-a até ficar com aproximadamente 3-5 mm de espessura.

PASSO 2: Usando a faca ou o estilete, corte a massa no formato que você quer que o seu potinho tenha. A dica é cortar um pouquinho e limpar o excesso de pasta da faca/estilete antes de continuar; isso garante que seu acabamento fique sempre limpo. Nós optamos por um formato livre (meio planária rs) e um mais certinho. Se você preferir o mais certinho, use itens que tenha em casa para ajudar a moldá-lo. Por exemplo, a tampa de um pote ajuda a fazer um círculo perfeito ;-).

Guarde o excesso que não for usar junto com o resto da massa para aproveitá-la em outro projeto!


PASSO 3: Com cuidado, coloque a massa já cortada dentro de uma tigela / bow e pressione levemente com os dedos, moldando na sua curva. É assim que você vai conseguir que o seu catch all adquira o formato arredondado na base.

Deixe secar bem dentro do bowl. O tempo de secagem vai variar de marca para marca e também dependendo das condições climáticas. Você saberá que secou completamente porque a massa vai clarear, ficar mais leve e parecer mais resistente! Como o tempo por aqui estava um pouco nublado, demorou 2 dias para isso acontecer.

PASSO 4: Com cuidado, lixe a borda do seu potinho. Gostamos de um pouco de imperfeição, por isso, não demoramos muito nessa etapa, mas, sinta-se a vontade para fazer com toda atenção do mundo! Ah! A lixa também consegue sumir com algumas rachaduras superficiais. Quando terminar, limpe o pó com um pano seco.


PASSO 5: Agora que a tigela já está no formato que você quer, pode começar a decorá-la (vá até o fim do post para saber todos os tipos de tinta que nós usamos). Usando tinta a base d'água ou mesmo canetas permanentes, desenhe o que mais gostar (se você estiver com falta de inspiração, o pinterest te dá várias ideias do que você pode fazer!) e deixe tudo bem lindo. Depois, é só esperar secar (dessa vez vai ser bem mais rápido) e pronto! Já pode ir escolhendo o canto mais bonito da casa pra colocar a sua. Ou o amigo que vai receber uma de presente ;-)!


♥︎ SOBRE AS TINTAS: Quando a massa seca, ela clareia bastante, mas não fica completamente branca, e sim um tom meio acinzentado. Como queríamos uma base branquinha, demos 2 demãos da cor usando Gesso Acrílico, porque não tínhamos tinta branca por aqui e estávamos com preguiça de comprar (rs). Mas achamos que funcionou super bem! Além de cumprir a sua função, a impressão que dá é que o gesso cobriu pequenas imperfeições da cerâmica.

Já para as cores usamos 3 tipos de tinta: o azul foi tinta PVA para artesanato; o dourado foi essa Metal Colors (para conseguir o mesmo efeito "espirrado", mole uma escova de dente velha na tinta e, com os dedos, vá "penteado" as suas cerdas com o dedo); por fim, a vermelha foi Ecoline, uma tinta que funciona como uma aquarela super concentrada e líquida. Nessa última, queríamos um efeito que não fosse uniforme, meio manchado, parecendo várias camadas de tinta da mesma cor, sabe? O problema é que, mesmo com a tinta seca, quando pintávamos por cima, elas se misturavam de novo e, por isso o efeito não ficou tão evidente. Talvez se tivéssemos deixado secar por mais tempo ainda (o máximo que esperamos foi 1 noite) tivesse funcionado melhor. Quem sabe né?!
Para enfeitar e organizar: faça um pratinho para colocar todas as suas miudezas! Reviewed by dcoracao.com - redação on . Objeto que é lindo e ajuda a organizar ao mesmo tempo? Temos! Pode não parecer, mas ter um potinho / um pratinho / uma tigelinha para c... Rating: 5

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *