Top Ad unit 728 × 90

Tutoriais:

TUTORIAL

Gosto se discute - comentários

Alguns comentários que chegaram por email:

(...) Quando eu me deparo com uma obra como essa que você mostrou, tento entender o porquê dela ter sido escolhida por um curador e colocada no museu. A questão é que a resposta pode tanto ser que ela tem um valor artístico muito além do meu entendimento, ou simplesmente que o artista é amigo do curador, ou ambas as alternativas. Eu às vezes procuro ler algo sobre o artista, procurar seu site, ou algo assim. Tenho sentido que as artes visuais têm dependido cada vez mais de explicações à parte, se isso é bom ou natural ou ruim, não sei ainda.

Eu li uma vez um texto de um crítico de arte (que eu não lembro o nome) falando sobre a primeira exposição do Jasper Johns que ele foi. O que ele fala é que arte não necessariamente é o que você gosta logo de cara, ou algo com o qual você se identifica imediatamente, mas é algo que continua na sua mente, te incomodando, te fazendo pensar, refletir, se irritar. Não que isto seja uma regra, claro. No caso dele a primeira reação foi odiar o Jasper Johns, mas depois ele percebeu que aquela exposição continuou incomodando, o fazendo refletir, e ele demorou uma semana pra entender e chegar a uma conclusão sobre o que ele viu.

Mas, eu queria só dizer que eu concordo. Eu acredito que gosto deve sim ser discutido, e muito. (...)

Carol

***

Se você perguntou, posso responder que essa conversa toda de Kant... de "gosto não se discute" e coisa e tal está um tanto sem pé, um tanto sem cabeça, intrigando apenas com relação ao local onde você quer realmente chegar... Essa é a minha opinião: não está me intrigando, nem me prendendo...

Com relação ao ensino da Arte no Brasil, posso animá-la e dizer que a futura geração de professores (que já está sendo formada) está muito preocupada com esse déficit brasileiro e já irão para as salas de aula melhor preparados. Sobre isso, podemos trocar muitas e muitas figurinhas pois é um dos assuntos que eu mais amo debater! (...)

Elaine Cristina

***

Eu adoro esses posts. Tenho tido umas discussões tolas com amigas sobre esse negócio de nos encher de referências, mas não tem como ser diferente. A gente tá cercada de referências. Eu posso não entrar na discussão (do post), posso não comentar. Mas esse tipo de post fomenta a minha reflexão, sobre o que eu penso, sinto, acho, concordo ou discordo... e eu adoro!

(...) E quando eu vejo uma caixa de suco num museu dentro de uma redoma de vidro eu também penso: onde tá a câmera escondida? Isso é uma pegadinha? Só podem estar tirando um grande sarro com a minha cara.

Joelma Terto

***

Colocar uma caixa de suco enfeitada como obra de arte é brincar com a inteligência das pessoas. Onde está a beleza ou mesmo o trabalho de construção da beleza. O que eu entendo de uma obra de arte é pegar o normal e transformar a matéria em algo que possa despertar qualquer sentimento nas pessoas que olham ou admiram a obra.O que dizer de uma caixa de suco?

Beijos, Sonia

***

Na afirmação "O gosto é algo que fica entre a imaginação e o entendimento", onde fica o conceito sentimento?

Ana Gusmão
Gosto se discute - comentários Reviewed by Vivianne Pontes on . Alguns comentários que chegaram por email: (...) Quando eu me deparo com uma obra como essa que você mostrou, tento entender o porquê dela... Rating: 5

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *