Top Ad unit 728 × 90

Tutoriais:

TUTORIAL

UM MOSAICO CONCEITUAL

E já que estou falando do Rio, 2 mosaicos me impressionaram demais na vida. O primeiro foi a reprodução de La transfigurazione, de Rafael*, que fica na basílica de San Pietro, no Vaticano. A pintura original está guardada no museu do Vaticano e foi substituída por uma reprodução perfeita, em mosaico. Mas o mosaico é muito impressionante. Tem que chegar muito perto pra perceber os ‘pixels’.

Mas o do Rio de Janeiro, hummm. Pense em uma mosaico gigantesco feito de pedra sabão por voluntários. Pense que cada um dos voluntários foi convidado a escrever uma mensagem - nomes, bênçãos, pedidos e pequenas orações - em cada plaquinha de pedra sabão.


Essa obra é o Cristo Redentor. "A aplicação sobre a argamassa não se deu uma a uma. Para agilizar o processo, foi adotada uma técnica indireta, muito conhecida entre os que trabalham com mosaico. As “tesselas” (pequenas unidades do mosaico) foram coladas uma ao lado da outra sobre um pano de linho fino. Cada vez que se completava a colagem de uma “toalhinha”, estava pronta mais uma parte do revestimento para ser aplicado com argamassa fresca sobre a superfície da estátua do Cristo." Fonte.

*Esse me impressionou também pela história, pela ousadia de Rafael em pintar o rosto de sua amante numa obra que iria pra sede da Igreja.
UM MOSAICO CONCEITUAL Reviewed by vivianne pontes on . E já que estou falando do Rio, 2 mosaicos me impressionaram demais na vida. O primeiro foi a reprodução de La transfigurazione , de Rafael*,... Rating: 5

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *