Top Ad unit 728 × 90

Tutoriais:

TUTORIAL

Como escolher as plantas para sua casa


Por Carol Costa

Você virou adulto, saiu da casa dos pais, e agora que é dono do próprio nariz acha que está pronto para ter um cachorro. A essa altura já se considera capaz de dar conta dos gastos, e da responsabilidade por outro ser vivo, e está sondando o porte, o sexo, até o temperamento do animal que vai escolher.

Agora me diz por que cargas d’água as pessoas não escolhem plantas desse jeito? Por que saem de uma floricultura com um vaso de cacto, se moram num apartamento com face sul, onde o sol mal-entrou-já-saiu – e ainda reclamam que a planta não dá flor? Ou, pior, culpam a própria falta de dedo verde como resposta ao fato de o jardim nunca sair do papel...

Escolher uma planta para ter em casa exige critérios muito parecidos com os envolvidos em adotar um bicho de estimação. Além do tamanho do lar que você poderá lhe oferecer (canteiro? floreira? vasinho?), pense em quais outras características sua casa já dispõe para abrigar outro ser vivo. E nada de pensar que só quem tem quintal grande e ensolarado tem direito a um jardim!


Duvida? Tem orquídea que precisa de 80% de sombreamento para ser feliz, porque seu habitat natural é fundo de floresta tropical, uma região úmida, abafada e escura.

Tem planta que cresce tanto que arrebenta calçada e outras que só ficam felizes se mantidas longe do vento, bem quietinhas dentro de casa.

Planejando bem, você consegue até driblar alguns pré-requisitos e ter, sei lá, uma muda de mangueira num apartamento (pelo menos até ela virar adolescente e pedir casa própria).

Por isso, quando tiver morrido um vasinho na sua casa, pensa que existem 350 mil espécies de plantas no mundo – uma há de ser seu número. :)

Carol Costa é jornalista e mora em apartamento. É dona de 148 vasos e do Eustáquio - uma planta carnívora que ainda não decidiu se pertence ao reino animal ou vegetal.
Como escolher as plantas para sua casa Reviewed by vivianne pontes on . Por Carol Costa Você virou adulto, saiu da casa dos pais, e agora que é dono do próprio nariz acha que está pronto para ter um cachorro... Rating: 5

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *