Top Ad unit 728 × 90

Tutoriais:

TUTORIAL

Guirlanda do advento


Por Magnolia Brussi


É inverno na Europa, o friozinho lá fora e a gente aqui dentro preparando enfeites e presentinhos de natal para os amigos: assando biscoitos e fazendo trabalho manual com as crianças. Enfim, nessa época do ano a gente hiberna rodeada de „ursos“ queridos.

Uma das atividades natalinas, nos países de língua alemã, é a preparação da coroa de advento. No Brasil, eu só me lembro de ter visto essa guirlanda nas igrejas (podem me corrigir se estiver errada). Então gostaria de compartilhar essa história com vocês.

Advento é o tempo correspondente aos 4 domingos, às 4 semanas antes do Natal. Sendo assim, a coroa de advento é uma tradição que simboliza a preparação para o Natal.



Então, na Áustria, Alemanha e Suíça, as mães se juntam nas escolas e com as crianças preparam as guirlandas. Elas são feitas com ramos de pinheiros, geralmente envolvidas por uma fita vermelha e possuem quatro velas que são acesas a cada domingo que antecede o natal.

A origem dessas coroas vem de uma tradição pagã europeia. Conta-se que, na escuridão do inverno, ao redor de folhas, eram acesas velas que simbolizavam o "fogo do deus sol", com a esperança de que sua luz e seu calor voltassem.

Para evangelizar as pessoas, os primeiros missionários cristãos aproveitaram a tradição, dando novo significado a esse costume. O círculo da coroa simboliza a nova aliança de Deus com a humanidade. Os ramos verdes, mesmo cortados, permanecem verdes por semanas: comunicam a esperança. A fita vermelha simboliza a cor da vida. As 4 velas são acesas para iluminar a vigília do advento.

Hoje em dia existem guirlandas de vários tipos, sendo as 4 velas praticamente o único elemento comum.

Não sou católica mas preparar essa guirlanda com as crianças é uma delícia e realmente gera uma sensação de união.

Um bom advento pra vocês.

Magnolia Brussi é paulistana, mas saiu do Brasil aos 22 anos com uma mochila nas costas e um diploma de universidade que não sabia se iria servir pra alguma coisa. Morou em alguns países europeus e hoje mora na Inglaterra, e estuda Design de Interiores.
Guirlanda do advento Reviewed by vivianne pontes on . Por Magnolia Brussi Guirlanda 1 É inverno na Europa, o friozinho lá fora e a gente aqui dentro preparando enfeites e presentinhos ... Rating: 5

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *