Top Ad unit 728 × 90

Tutoriais:

TUTORIAL

Como renovar uma cadeira com tinta spray + espuma e tecido (passo-a-passo)


Quando aluguei a #oficinadcoracao eu não tinha cadeiras sobrando em casa, portanto tinha que comprar. Mas também não tinha dinheiro sobrando, e acabei indo comprar na feira da Praça XV, uma feira de artigos usados que acontece na Praça XV, no Rio de Janeiro, aos sábado.


Pechinchei, pechinchei, mas como não moro numa cidade das mais baratas, consegui pagar R$200 em 5 cadeiras bem atropeladas. Mas nas quais eu enxerguei um mega potencial. Vamos ao passo-a-passo?


Pra começar, arranquei as espumas e retirei os assentos. Depois fui pro procedimento padrão de pintar com spray. Pra pintar com spray a maior necessidade é mesmo espaço. Peça grande como cadeira requer uma área aberta. :-/ Antes no apartamento, eu não tinha. Mas agora, aqui na #oficinadcoracao espaço não falta.

PINTURA COM TINTA SPRAY

Material
Peça a ser pintada
Lixas (se necessário)
Tinta spray na cor desejada
Espuma e tecido
Papelão ou plástico para cobrir o chão (em loja de material de construção custa menos de R$8/m com 3m de largura)

Como fazer:
- Forre uma superfície com o plástico ou papelão. Ou o chão, no caso ser uma peça grande.
- Prepare a peça. As superfícies da peça devem ficar limpas de poeira, sujeira e manchas de alimentos. Lixe se necessário. Eu tive que lizar, porque a cadeira, que era de metal, estava um pouco enferrujada, e com a tinta descascando.*
- Limpe todo o pó com um pano úmido, quase seco, antes de começar a pintar. Deixe secar antes de continuar.
- Teste a pressão do spray antes, em uma folha de jornal. Uma boa distância, pra conseguir a "nuvem" correta entre o jato de tinta e a peça, é de 30cm. Quando se aproxima muito, a tinta fica embolotada, e a cobertura não fica legal.
- Comece com a primeira demão. Não seja ansioso, na primeira demão não é necessário cobrir todos os detalhes. Apenas pulverize levemente.
- Dê o tempo de pausa necessário entre as demãos sempre.
- Continue aplicando finíssimas demãos, até se sentir satisfeito com a cobertura/cor.

Ao final, deixe secar completamente, até por uns 2 dias, antes de tocar normalmente. Você não quer que suas impressões digitais apareçam no resultado final, quer? E nunca, nunca ligue um ventilador em um ambiente em que estiver realizando uma pintura com spray.

Uma boa estratégia é pintar primeiro peças pequenas, pra ir ganhando experiência, e só depois partir pra peças maiores.

*Seguinte: se a tinta ou verniz estiverem descascando ou com falhas, não tem jeito, tem que lixar. Idem se a cera estiver grossa. Não sendo nada disso, e se a superfície estiver íntegra, é possível pintar por cima, se você não tiver a maior das expectativas com relação ao acabamento. Eu, particularmente, em nome de minha asma, evito lixar de todas as maneiras. Uma opção é passar uma esponja (a parte grossa) com pouquinha água e um pouco de sabão neutro, secar com um pano e deixar mais um tempo até secar completamente, antes de começar a pintar.


Por fim, depois de completamente seca, coloquei espuma nova (que comprei na Centrão dos Plásticos, Buenos Aires 272, Saara), e um tecido que eu trouxe da Ikea (fui na Ikea na Itália e nem te contei, né? Uma hora conto tudo). E pronto, olha se o potencial da cadeira não era real?? Olha que linda ela ao lado da luminária da Estação da Luz!

Tem alguma dúvida? Só perguntar aqui nos comentários. E olha, tô preparando uma oficina de pintura spray aqui na #oficinadcoracao. É em breve. Anima?
Como renovar uma cadeira com tinta spray + espuma e tecido (passo-a-passo) Reviewed by vivianne pontes on . Quando aluguei a #oficinadcoracao eu não tinha cadeiras sobrando em casa, portanto tinha que comprar. Mas também não tinha dinheiro sobra... Rating: 5

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *