Top Ad unit 728 × 90

Tutoriais:

TUTORIAL

Tendência: cactos e suculentas (e ideias e tutoriais para fazer sua planta de tecido, papel, pet...)

Imagem: La Redoute

Tem um ditado em inglês que diz que: "one is an happenstance, two is a coincidence, and three is a pattern". Ou seja: um é uma casualidade, dois é uma coincidência, três é um padrão, uma tendência.

(O ditado na verdade é uma derivação de uma frase tirada das histórias de 007, escritas por Ian Fleming e que acabou se tornando uma das Moscow Rules, ou preceitos da Guerra Fria. Mas derivo...)

Fato é que os cactos e suculentas tem aparecido tanto, com tanta frequência (muito mais do que três :-P) nas casas bem decoradas, que não podemos ignorar que seja uma tendência. Como foi a samambaia uns dois anos atrás. Até as cerâmicas, como estas, da La Redoute, estão aderindo e se transformanto em cacto!

(E sim, eu também acho estranha esta história de plantas entrarem e saírem de moda. As plantas deveriam estar além disso. Mas não posso ignorar a existência da tendência e a onipresença dos cactos e suculentas em casas de fino trato, ao mesmo tempo que um certo desaparecimento das samambaias.)

Foto: Verónica Richterová

O curioso é que dessa vez não é só a planta que está na moda, mas sua imagem também! :-) Ou seja, vale tudo, cactos e suculentas de verdade, artificiais, feitos em papel, em tecido, apenas a estampa e até plantas feitas de garrafa pet.

Foto: Verónica Richterová

A artista plástica Verónica Richterová (foto 2 e foto anterior), por exemplo, cria cactos em uma enormidade de diferentes formas, todos com pet. Além de lindo, é reciclagem, reaproveitamento.

Mas por que esta moda? Cactos e suculentas são resistentes, relativamente fáceis de cuidar e super elegantes, funcionando como uma escultura viva. A revista Casa&Jardim fez até uma lista de motivos para ter cactos em casa!

É claro que a maneira mais óbvia de incorporar cactos em sua decoração é escolhendo uma planta de verdade. Mas para isso é preciso ter luz no espaço que você quer exibi-lo. Por isso não se acanhe: se não dá pra ter uma real, tente uma de papel, como essa da foto 3, que a Lia Griffith dá o molde e ensina a fazer.

Foto: Sian Keegan

Sian Keegan (fotos 4 acima), usa tecido para suas plantas esculturas.

Fotos: Anna Evers e Benzie

Se você se animou, mais dois tutoriais passo-a-passo para fazer seu cacto e suculenta de tecido e feltro. A Anna Evers (5) ainda deu um emprego para sua planta de tecido: porta-alfinetes.

Já Benzie (6), em outro tutorial com molde, mistura suas peças com musgo de verdade, criando curiosas composições.

Foto: Na casa da Joana

Se você tá lendo todos esses caminhos para tutoriais e faça-você-mesmo e dizendo "Nah! Mó preguiça.", e também não se acertou criando cacto e suculenta de verdade, te dou o truque. O Na casa da Joana (foto acima) vende peças prontas com cores e estampas lindas. É só montar. Combina demais com a estante de livros, o escritório, a mesinha de centro. :-)

Agora me conta, gostou dessa nova tendência? Já tem cacto e suculenta em casa? Quer ter? Conta tudo pra gente! :-D

Ah! Uma curiosidade. O plural de cacto é cactos. O plural de cactus é cacti.
Tendência: cactos e suculentas (e ideias e tutoriais para fazer sua planta de tecido, papel, pet...) Reviewed by Vivianne Pontes on . Tem um ditado em inglês que diz que: "one is an happenstance, two is a coincidence, and thre... Rating: 5

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *