Top Ad unit 728 × 90

Tutoriais:

TUTORIAL

ESTÉTICA E RELIGIÃO

A memória é uma coisa incrível. Vira e mexe ela pisca pra gente, de uma esquina, um ponto de ônibus. Provoca um sorriso, uma testa franzida, uma vergonha. Ultimamente não tenho lido muito no ônibus pro trabalho. Li todos os Simenon, fico evitando carregar livro grosso na bolsa pra não parecer um tesouro e não ser assaltada. Então fico piscando de volta pra memória, revirando a canastrinha, replantando e regando pensamentos.

Era uma vez eu fui numa mesquita, em Skopje. Era uma vez eu fui no Vaticano. Era uma vez meu tio Eduardo freqüentava a tradição sufi. Era uma vez eu tinha um namorado do Daime. Era uma vez eu morei atrás da igreja do Rosário. Era uma vez eu passei em frente a uma enorme Universal. Era uma vez, tive aulas de Estética e Filosofia da Arte, amplamente discutidas na mesa do Barroco (o bar do Antônio, não o estilo). E agora é a vez que me voltam, servidos na mesma sopa: estética, filosofia e religião.

Você já parou para pensar o quanto a religião está ligada à estética? Não, não estou inventando uma relação. A estética se construiu da lógica e da moral - os valores humanos fundamentais. A estética não surgiu das mãos das massagistas e cirurgiões plásticos. Estética é uma palavra grega antiga que quer dizer percepção, sensação. E é também uma filosofia. E que influenciou a construção das religiões. Se o deus é a fonte original de todas as belezas sensíveis, é o reflexo do inteligível na matéria (Platão), a manifestação sensível da idéia (Hegel), se o deus é o verdadeiro, o bom, e o belo, imitemos o deus.

Então, refaço minha pergunta. Você já parou para olhar o a estética da religião?



PERGUNTA: Você tem algum objeto em sua casa que denota sua religião? Manda uma foto pra mim?
ESTÉTICA E RELIGIÃO Reviewed by vivianne pontes on . A memória é uma coisa incrível. Vira e mexe ela pisca pra gente, de uma esquina, um ponto de ônibus. Provoca um sorriso, uma testa franzida,... Rating: 5

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *