Top Ad unit 728 × 90

Tutoriais:

TUTORIAL

TEORIA DAS CORES ♥ CÍRCULO CROMÁTICO

Cores complementares são as que estão opostas no disco das cores. Por exemplo, a cor complementar do azul é o laranja.

Cores complementares sempre funcionam bem juntas. Lembra de Amelie Poulain? O verde e vermelho funcionam tão bem por serem complementares.

Pra entender melhor como foi feito o estudo das cores complementares, experimente fazer um teste: durante alguns minutos, sob boa luz, olhe diretamente para uma cor, por exemplo o amarelo. Depois olhe para uma superfície branca e perceba que uma outra cor aparece: o violeta. Esta é a complementar ao amarelo. Este fenômeno acusa como é involuntário o desejo dos olhos de visualizar uma cor complementar àquela que está em maior quantidade num ambiente.

Lançando mão das chamadas harmonias, que são esquemas para combinar as cores, podemos criar ambientes interessantes e atrativos.
Na harmonia monocromática se utilizam vários tons da mesma cor, variando sua luminosidade e saturação. De acordo com a escolha dos tons e da sua aplicação nos objetos e superfícies do ambiente, esta harmonia pode ficar bastante elegante, mas há o perigo de parecer monótona, já que o contraste não existe. O preto e o branco podem entrar nesta combinação para realçar algum detalhe e compor o conjunto.
A harmonia análoga é aquela em que se combinam uma cor primária e as duas adjacentes à ela no círculo de cores. Uma das cores é utilizada como dominante no conjunto (o vermelho das paredes da foto acima), e as outras são aplicadas em detalhes. É uma harmonia mais rica que a monocromática, mas também não apresenta uma cor de contraste.
Já na harmonia complementar, busca-se o contraste com o uso de cores diametralmente opostas no círculo das cores. Uma combinação interessante é utilizar uma cor quente e uma fria não saturada, usando uma delas como dominante e a outra nos detalhes que se deseja destacar.
Usando três cores eqüidistantes no círculo das cores teremos uma combinação em harmonia triádica que apresenta grande contraste, mas ainda sim, equilíbrio. Novamente, usa-se uma cor como dominante e as outras duas para detalhes.
A harmonia complementar dividida é conseguida quando se utiliza uma cor em conjunto com as duas adjacentes à sua complementar no círculo das cores. Por exemplo, laranja, azul-violeta e azul-verde. Em relação à harmonia complementar, a dividida mantém o contraste, sem apresentar muita tensão visual.

Cíntia Essinger é Arquiteta e Urbanista graduada pela UFPel (Pelotas) em 2003, especialista em História do Brasil e Mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural.

Trabalha com pesquisa sobre história da cidade e atua na área de Arquitetura de Interiores em Pelotas - RS.
TEORIA DAS CORES ♥ CÍRCULO CROMÁTICO Reviewed by vivianne pontes on . Cores complementares são as que estão opostas no disco das cores. Por exemplo, a cor complementar do azul é o laranja. Cores complementar... Rating: 5

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *