Top Ad unit 728 × 90

Tutoriais:

TUTORIAL

TEORIA DAS CORES ♥ COR QUENTE/FRIA

São tantas as maneiras de classificar e combinar as cores, que hoje a regra é clara: não há regra. Mas é sempre possível andar pelo caminho mais seguro. E o caminho mais seguro neste caso é conhecer um pouco da regra.
Podemos classificar as cores em quentes e frias. Vermelhos, amarelos e alaranjados são cores quentes e os verdes, azulados e violetas, cores frias. Psicologicamente as cores quentes nos proporcionariam sensação de acolhimento e as frias de frescor.
Os ambientes das duas fotos acima parecem ter temperatura diferente, né? Mas são do mesmo lugar, e têm temperatura igual.
À medida que acrescentarmos branco a uma cor, ela vai ficando mais clara, e a sensação de calor ou frio que ela proporcionava pode ser atenuada. (No exemplo - vermelho/branco - da foto, esta regra vale tanto pro ambiente todo quanto para a almofada rosa.)
As sensações que as cores nos provocam também podem ser alteradas por contraste. Por exemplo, numa harmonia de cores onde se usam vários tons de amarelo e um verde amarelado, este último parecerá uma cor fria neste ambiente. Se o mesmo verde for utilizado em uma decoração onde predominam os azuis, o verde amarelado parecerá quente.

Cíntia Essinger é Arquiteta e Urbanista graduada pela UFPel (Pelotas) em 2003, especialista em História do Brasil e Mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural.

Trabalha com pesquisa sobre história da cidade e atua na área de Arquitetura de Interiores em Pelotas - RS.

* Quer saber mais sobre a teoria das cores e como combiná-las? Continua amanhã aqui no d♥ (que senão esse post ia ficar enooorme)!
TEORIA DAS CORES ♥ COR QUENTE/FRIA Reviewed by vivianne pontes on . São tantas as maneiras de classificar e combinar as cores, que hoje a regra é clara: não há regra. Mas é sempre possível andar pelo caminho ... Rating: 5

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *