Top Ad unit 728 × 90

Tutoriais:

TUTORIAL

Economia: um jeito revolucionário de fazer café individual :-)

Economia: um jeito revolucionário de fazer café individual :-)

Cansou de jogar café fora? Nós também. Veja aqui a solução dos NOSSOS problemas :-) 

Quem tem hábito de preparar café pelo meio tradicional, isto é, com filtro (de papel ou tecido) e coador, sabe que fazer café para 1 pessoa pode ser um transtorno. Mas, se é pra 1 pessoa só, fazer muito pode acabar levando o café a sobrar na garrafa. Como ninguém gosta de tomar café velho, o elixir espanta-sono vai acabar pia abaixo na manhã seguinte (ou na mesma tarde).

Mesmo que seja um pouquinho de cada vez, é um desperdício, e o café não tá nada barato... :-|. Aí, dia desses chegou aqui na #redaçãodcoracao esse café em sachê, como se fosse saquinho de chá:


E nós achamos a ideia interessante porque significava o fim do desperdício de café, já que a quantidade já vem separada \o/.

Foi daí que a gente começou o brainstorming:
  • Mas o sachê descartável gera lixo. :-/ E se o sachê fosse de tecido? Isso significaria que poderia ser usado, lavado e reutilizado quantas vezes quiséssemos!
  • Sem contar que, fazendo o seu próprio saquinho, dá pra escolher a quantidade de café que você quer tomar! (E tomá-lo mais forte ou mais fraco.)
  • Também dá pra fazer mais de um saquinho, aí quando você quiser tomar é só esquentar a água, não precisa ficar se preocupando em pegar bule, o filtro e o coador.
  • E por que não pode fazer naqueles kits bonitinhos de silicone que se usa pra chá? Porque o furo é grande, e ia resultar num café crocante. :-/ Tecido é mesmo a melhor ideia! \o/
Deu pra perceber o quanto nos empolgamos?!! E, a melhor parte, dá pra fazer um em menos de cinco minutos!

MATERIAL PARA PREPARAR UM CAFÉ EM SACHÊ
  • Um retalho de tecido (nós usamos algodão cru, que é baratinho, mas pode ser qualquer retalhinho de algodão - não use tecido sintético)
  • Máquina de costura OU agulha & linha
  • Um pedaço de barbante

COMO FAZER: TUTORIAL PARA PREPARAR UM CAFÉ EM SACHÊ

Tutorial: como fazer o saquinho

PASSO 1: Corte um pedaço de tecido de aproximadamente 9x11 cm. Faça uma "bainha" que na verdade é onde vai passar o barbante. Dobre no meio e costure embaixo e na lateral. O resultado é um saquinho.

Cuidado com os dedinhos :-P

PASSO 2: A gente usou uma máquina de costura, mas se você não tiver nenhuma por perto (ou não souber usá-la), dá pra fazer à mão, só tenha certeza de que seus pontos estão firmes e vedando bem o tecido.

PASSO 3: Passe uma cordinha (pode ser um pedaço de barbante) pelo buraquinho que você deixou.

PASSO 4: Junte as duas pontas do barbante e dê um nó. Se quiser, pendure um pingente na ponta do fio, dando um toque final. A gente colocou um botão de ferro de passar (vê lá na primeira foto!), já que vamos usar esse saquinho para passar um café. Ahn ahn, pegou, pegou? ;-) rs.

PASSO 4: Antes de usar seu saquinho de café, lave-o, e passe água fervente nele. É que o tecido costuma vir com uma espécie de goma, e é bom lembrar que ele entrará em contato direto com a sua bebida.


Agora, você só precisa despejar quantas colheres de pó de café desejar dentro do saquinho, fechar, colocar na xícara, jogar um pouco de água quente e se deliciar com um café fresquinho <3

♥︎ Tá rolando uma #temporadadocafé aqui no dcoracao.com e no casaecozinha.com. É que essa época do ano é muito quente, e pra afastar a lombeira que dá, só um cafezinho :-D Para ver todos os posts que já apareceram nos dois sites é só clicar aqui e aqui :-).
♥︎ Tem também aquela tralhinha de fazer café individual. A gente também tem (o da foto)! Mas acha meio tralha e difícil de regular a quantidade de água, e depois ainda fica pingando na pia. :-/
Economia: um jeito revolucionário de fazer café individual :-) Reviewed by dcoracao.com - redação on . Cansou de jogar café fora? Nós também. Veja aqui a solução dos NOSSOS problemas :-)  Quem tem hábito de preparar café pelo meio tradi... Rating: 5

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *