Top Ad unit 728 × 90

Tutoriais:

TUTORIAL

Reaproveitar sobras do pó do café? ☕️ Sim! Vem aprender a fazer um sabonete artesanal :-)!

Como reaproveitar as sobras do pó do café fazendo um sabonete esfoliante :-)!

Sabe aquele pó de café que sobra no filtro? Você pode reaproveitá-lo para fazer um sabonete! 

Lembra quando publicamos aqui, no início da semana, sobre o sachê de café e como preparar um café individual sem desperdício? Então, aquele post todo foi impulsionado pela vontade da equipe dcoracao.com de repensar nossos hábitos diários. E, se naquele post, conseguimos propor uma maneira de diminuir a quantidade de lixo e alimento desperdiçados por dia, hoje, ensinaremos um jeito de reaproveitar o pó do café que sobrou dentro do seu sachê individual - ou, se você ainda usa o método tradicional, o que ficou no coador!

Utilizar as sobras do café em plantas e  E o passo a passo é mais fácil do que parece \o/. S'imbora:

MATERIAL PARA REAPROVEITAR AS SOBRAS DO PÓ DE CAFÉ EM UM SABONETE ESFOLIANTE

De tudo, a única coisa de diferente é a base para sabonete!
  • 700g de base para sabonete
  • 50g de pó de café (aquele que não foi filtrado)
  • 2 colheres de chá de canela
  • 20g de leite
  • 10 gotas de óleo essencial - usamos de canela, mas você pode usar do que quiser :-)
  • Uma forma de sabonete* ou uma forma de bolo inglês
COMO FAZER: TUTORIAL PARA REAPROVEITAR AS SOBRAS DO PÓ DE CAFÉ EM UM SABONETE ESFOLIANTE

Leve ao microondas de 10 em 10 segundos até ficar com essa consistência

PASSO 1: Recolha o pó de café que sobrou no seu sachê individual (ou no coador tradicional) e espere-o secar.

PASSO 2: Em um pote de plástico ou de vidro, leve a base para sabonete ao microondas até ela se liquefazer. Mas, atenção, isso deve ser feito da seguinte maneira: coloque por 10 segundos, pare para mexer um pouco e repita esses passos até que fique líquido e sem pedaços.

É um sabonete ou um bolo?

PASSO 3: Tire a base já líquida do microondas e misture-a com todos os outros ingredientes. Indicamos 10 gotas de óleo essencial, mas a quantidade pode ser a seu gosto - adicione-o até o cheiro ficar de seu agrado :-).

Despeje tudo em uma fôrma coberta com filme plástico, como na foto (ele vai garantir que não grude sabonete no lugar onde vai comida).

Bolo ou sabonete?

PASSO 4: Agora, segure a ansiedade :-). Você terá de esperar a mistura endurecer bem. Espere por uns dias.

PASSO 5: Quando tudo estiver BEM firme (cuidado, a camada de fora pode ter endurecido, mas por dentro a massa ainda pode estar molinha), retire com cuidado o sabonete. Se você utilizou uma fôrma, ele já estará pronto para uso. Caso você tenha usado uma assadeira (explicamos aqui embaixo porque preferimos esse método), vai precisar cortar o sabonete com uma faquinha em "fatias" (ou cubinhos, se preferir). E já dá pra sair correndo tomar aquele banho :-)!


♥︎ Se você reparar, na primeira foto nós estávamos usando uma fôrma especial para sabonete, de plástico/acetato. O que nós percebemos é que, com ela, era quase impossível remover a parte inferior do sabonete (as bolinhas) sem quebrá-lo, mesmo untando. Por isso, acabamos trocando pela assadeira. As formas de silicone para sabonete são bacanas, mas acreditamos que são um investimento desnecessário se sua intenção é fazer sabonete uma vez ou outra. :-)


♥︎ Rendimento: Fizemos 10 unidades de 75g. Se tivéssemos usado a base toda (1kg) seriam 15 unidades.

♥︎ Compramos a base para sabonete na Caçula, uma mega-papelaria/loja de artesanato aqui do Rio. Mas você também encontra pra vender online. Pagamos R$10,90/kg. 1kg de base é suficiente para 15 sabonetes de 75g. Considerando que todos os outros itens já tínhamos em casa, o custo saiu cerca de R$0,75 por sabonete, um preço ótimo se comparado aos genéricos do mercado e levando em consideração que é um produto artesanal ;-)

♥︎ Se sabonetes já costumam ser ótimas escolhas para presente, imagine um feito por você? Aproveite para presentear aquela pessoa cujo o aniversário está chegando ;-). Pra criar uma embalagem, nós envolvemos cada sabonete com um pedaço de papel craft e uma rendinha fechada com um pinguinho de cola. Ficou fofa né?

♥ Nem era preciso falar, mas o sabonete não deve ser ingerido. O prazo de validade é o período de vida útil, durante o qual o produto mantém suas características originais. Ou seja, se o aspecto, a cor e o cheiro estiverem agradáveis, pode-se continuar o uso do produto.

♥︎ Tá rolando uma #temporadadocafé aqui no dcoracao.com e no casaecozinha.com. É que essa época do ano é muito quente, e pra afastar a lombeira que dá, só um cafezinho :-D Para ver todos os posts que já apareceram nos dois sites é só clicar aqui e aqui :-).
Reaproveitar sobras do pó do café? ☕️ Sim! Vem aprender a fazer um sabonete artesanal :-)! Reviewed by dcoracao.com - redação on . Sabe aquele pó de café que sobra no filtro? Você pode reaproveitá-lo para fazer um sabonete!  L... Rating: 5

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *