Top Ad unit 728 × 90

Tutoriais:

TUTORIAL

SAARA

Vivianne,

Me mudei para o Rio faz pouco tempo e não conheço nada aqui. Bem, estou precisando pra decorar umas coisas aqui em casa: cortinas, revestimento de alguns móveis, uns artesanatos com latinhas e por ai vai. Você tem indicação de alguma loja no Saara? Ou alguma rua onde eu possa encontrar várias?

Ana


Ana, antes de dar as dicas de lojas de tecido, vou apresentar o Saara. Nada a ver com o deserto. SAARA é a sigla da Sociedade dos Amigos das Adjacências da Rua da Alfândega. Fica no Centro do Rio de Janeiro, e se você adora uma lojinha de 1,99, é o paraíso. É a 25 de março do Rio. Só que com o adicional de parecer uma medina.

What?? Me-di-na. Medina é um modelo de bairro comercial árabe, que tem ruas estreitas e labirínticas, que não passam carro. (Geralmente têm uma mesquita no centro, ruas radiais de comércio e ruas mais estreitas ligando as radiais. Em português nem achei um link que explicasse melhor. Mas na wikipedia em inglês, embora explique muito pouco, tem até uma lista de algumas cidades que têm medinas. A imagem acima é uma representação de medina, do filme The Ottoman, que o Google me mostrou.)

Pra comprovar minha teoria Saara/medina, que não me sai da cabeça desde que conheci uma medina de verdade, olha só essa foto aí em cima. Em sentido horário são as medinas de Skopje (diliça de kebabs), na Macedônia e de Sfax, na Tunísia (foto da direita e a de baixo). Agora uma do Saara:

Concordou comigo que o Saara é uma medina sem a mesquita? Tem até comida árabe! Ou você nunca comeu os quibes da Casa Pedro? (E, na verdade a Sociedade Muçulmana no Rio é bem ali pertinho. Então quase que é uma medina com mesquita e tudo!)

Voltando ao Saara - e esquecendo as classificações - embora lá dentro a sensação seja labiríntica, olhando pelo mapa, até que é bem fácil de entender. As ruas são estreitas, mas como na maioria delas não passa carro, facilita um pouco a locomoção. Um pouco, porque aos sábados a coisa se complica por conta da maré de gente andando por ali.

VAMOS ÀS COMPRAS DE TECIDOS?

Na porção da Rua Buenos Aires entre a Av. Passos e o Campo de Santana é onde fica a maioria das lojas de tecido, de cortinas e a Caçula Aviamentos, uma loja enorme que vende todo tipo de material de armarinhos e também tecidos e material de artesanato. O atendimento na Caçula não é lá muito bom (e as fotos aí embaixo tirei escondido, porque não deixam fotografar), a fila é sempre grande, mas a variedade de produtos torna válida a tortura.

Outras lojas a se visitar:

Império das Pelúcias:
Tecidos, feltros de todas as cores, material para bonecas, aviamentos e plumante (um enchimento fofinho pra almofadas e bonecos, também conhecido como polyfil)
Rua da Conceição, 19 A (A um quarteirão da Av. Passos)
Tel: (21) 2221-0291

Casa Turuna: Tecidos, feltros, aviamentos e fantasias.
Rua Sr. dos Passos, 122/124Rua da Alfândega 215/217

Casa Pinto: Uma das maiores variedades de tecidos do Saara. E vende uma coisa ou outra online.
Rua Buenos Aires, 224
Tel: (21) 2509-6063 / 2224-8118

Mas vale a pena andar por todas as ruas, mesmo que não num dia só. E o Saara agora começou a vender online. Ainda é um nada de coisas.  Olha só. Mas, quem sabe não cresce? Mas o site oficial do Saara é outro.

UPDATE: Fui ao Saara comprar umas coisinhas pra terminar um presentinho pra uma moça, e lembrei de duas lojas muuuito boas. Embora nenhuma das duas seja de decoração. Uma é a Espaço Carioca (Senhor dos Passos 274, tem uma foto aqui. ó) de bolsas e óculos, com wayferers lookalikes por R$30. A outra é a Syn Bijoux (Buenos Ayres 307), loja com decoração retrô, que vende acessórios com chapéus, bolsas e colares lindos. Nenhuma dessas duas estão entre as mais baratas do Saara, mas estão entre as mais bacanas.

Procurando dicas de São Paulo? Venha por aqui.
SAARA Reviewed by vivianne pontes on . Vivianne, Me mudei para o Rio faz pouco tempo e não conheço nada aqui. Bem, estou precisando pra decorar umas coisas aqui em casa: cortina... Rating: 5

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *