Top Ad unit 728 × 90

Tutoriais:

TUTORIAL

ALELUIAS, ALIÁSES E ARARÁS

Certas palavras repousam nos cemitérios léxicos. Ou mais alguém lembra o que significa aliá? Se já nos idos de 1960 Rubem Braga se perguntava 'qual é o feminino de cupim?' não é agora que se vai saber, né? Se respondeu 'aleluia' tá friiio. Pois as trisavós dos cupins de agora chamavam-se arará(s).

E o que são aleluias? As aleluias são a forma alada de reprodução dos cupins, tanto macho quanto fêmeas. Mais ou menos de outubro até janeiro, essas criaturinhas saem dos cupinzeiros. Os cupins voadores caem nos chão, perdem suas asas e o macho busca uma fêmea. Encontram um buraquinho em um móvel da sua casa (ou um buraco no solo, dependendo da espécie), e ali eles vão acasalar. O casal real vive junto até morrerem, mas não sem antes causarem uma infestação no móvel-ninho-de-amor.

E ontem cheguei de viagem e as lâmpadas estavam lindas, com o balé aéreo de cupins. Mas como não sou boba nem nada, mas sou super alérgica a inseticidas, fui perguntar a Nenzinha o que fazer, e ela só tinha resposta pra quando o ataque era no móvel, nada de prevenção.

Então, quando já ia me conformar, peguei meu aspirador de pó, mirei na lâmpada, e não sobrou um macho ou fêmea de cupim. Alado ou sem asas. Seja que nome tiverem.

Pelo fim das pragas domésticas, e dos insetos que comem mobília :-(
ALELUIAS, ALIÁSES E ARARÁS Reviewed by vivianne pontes on . Certas palavras repousam nos cemitérios léxicos. Ou mais alguém lembra o que significa aliá? Se já nos idos de 1960 Rubem Braga se perguntav... Rating: 5

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *