Top Ad unit 728 × 90

Tutoriais:

TUTORIAL

Reaproveitamento: tutorial para pintar garrafa de vidro!

Como reaproveitar aquela garrafa de vidro que dá dó de jogar fora?!

Tem umas garrafas de vidro dando sopa por aí? Tá esperando o que para dar a elas uma cara nova?

Assim que começou a "febre" por projetos DIY / faça-você-mesmo, uma das intervenções mais populares era pintar garrafas com tinta spray (e já falamos disso!). Afinal garrafinhas de vidro - assim como as latas de sardinhalatinhas e muitos outros - são objetos que usamos todos os dias e todo mundo tem em casa. E em especial no caso de garrafinhas, tem umas de formato tão lindo que dá dó de jogar fora. :-/ #acumuladores Deixá-las mais bonitas é uma maneira de justificar mantê-las na decoração.

Como reaproveitar aquela garrafa de vidro que dá dó de jogar fora?!

Mas muita gente reclamava da dificuldade de usar tinta spray dentro de apartamento: fica cheiro forte, tem que proteger tudo muito bem, sempre tem uma parede que sai meio pintada... :-/ E aí, como é que faz :-|? Ficar sem garrafinhas coloridas é que não vai ser, né? A gente te dá o truque pra não precisar recorrer a tinta spray. E o resultado fica perfeito ;-)

MATERIAL PARA REAPROVEITAR UMA GARRAFA DE VIDRO

Só coisa que você já tem em casa :-)
  • Garrafa de vidro
  • Tinta (usamos acrílica)
  • Pincel ou esponja de cozinha
  • Fita crepe
  • Caneta que escreva em vidro
  • Lixa OU Primer spray
COMO FAZER: TUTORIAL PARA REAPROVEITAR UMA GARRAFA DE VIDRO


O primer vai deixar a sua garrafa assim, cinzinha

PASSO 1 - LIMPEZA: Limpe bem as garrafas por dentro e por fora. Se lavar, deixe secar bem.

PASSO 2 - LIXA OU APLICAÇÃO DE PRIMER: O vidro é um material muito liso. Você precisa aumentar a aderência dele de algum modo, ou a tinta sai muito fácil.

DICA! Lixe o vidro! Lixar o vidro dá uma aderência ok para a tinta.

Você também pode usar o primer spray. Nem sempre é fácil de encontrar, mas é o material ideal. Você pode aplicar o primer na garrafa dentro de uma caixa  de papelão. Como é apenas 1 demão, não vai sair sujando tudo. O primer segura mais a tinta e garante que sua peça dure mais. Lembre-se, a cobertura não precisa ficar 100%, ele é importante apenas para dar um pouco mais de aderência a um material liso como é o vidro (se você se encaixa no grupo que não pode usar tinta spray, pule esse passo).



PASSO 3 - MARCANDO O DESENHO: Com uma caneta que escreva em vidro ou um lápis, faça as demarcações do que você deseja pintar. Não se preocupe com as marcas, elas sumirão assim que você passar a primeira demão de tinta ;-). Caso você não se garanta muito com o pincel, o ideal é fazer formas retilíneas e simples.

DICA! No nosso caso, queríamos pintar uma linha reta em uma superfície arredondada (o que pode ser algo beeeeem chatinho), daí fizemos o truque: com uma fita métrica medimos, em diversos pontos da garrafa, a altura que a nossa linha deveria ficar e marcamos-os. Depois, é só ligá-los com a fita crepe.

PASSO 4 - PINTURA: Vale lembrar que esse é um passo a passo que não dá pra ser feito em cinco minutos afinal, para cada cor, você precisa esperar um tempo de secagem, caso o contrário vai estragar todo o seu trabalho.

Sabendo disso, escolha a cor com a qual você deseja começar a pintar (se o seu desenho possuir objetos sobrepostos ou uma cor dominante de fundo, comece por ela) e delimite sua área usando fita crepe, criando uma máscara.


PASSO 5: Pinte dentro dessa área. A fita crepe funciona como uma barreira, não permitindo que a tinta vaze para onde não deve.

DICA! O "melhor pincel" para o vidro é a esponja. Dessas de cozinha mesmo, ou daquelas de obra. Basta cortar um pedaço. O pincel normal deixa a marca das pinceladas, e o rolinho não pega direito.

Você pode cortar uma (de preferência nova) em vários pedacinhos e usar um para cada cor. Para pintar, dê pequenas batidinhas. A princípio ela deixará uma textura um pouco esponjosa, mas relaxa que ela some depois de seca. Ah! Outra dica: assim que você molhar a esponja com tinta, ela vai ficar bem carregada, por isso comece pintando as áreas longes da fita crepe. Só comece a ser a aproximar dela quando ela estiver quase sem nada. E não se esqueça: vá trabalhando em camadas. Dê a segunda demão, se necessário.

PASSO 6: Tendo certeza que a tinta está beeeem seca, é hora de passar para a próxima cor, repetindo os mesmos passos anteriores. Depois você ainda pode dar um charme desenhando detalhes com a caneta permanente, como nós fizemos, e pronto! Agora você tem uma garrafinha bem bonitinha para decorar a sala, o banheiro, o escritório.... Ou mesmo dar de presente, que tal \o/?!

Como reaproveitar aquela garrafa de vidro que dá dó de jogar fora?!

♥︎ O chato da esponja é que dificilmente você conseguirá tirar todas a tinta acumulada nela para reutilizar. Mas você pode lavar o excesso - evitando que ela endureça - e aproveitá-la quando for usar a mesma cor outra vez. Ou também pode cortar fora só a superfície que está com tinta.

♥︎ Um agradecimento especial à Tintas Coral que nos enviou todas essas tintas lindas - que fazem parte da sua cartela de cores para 2016 - para nós brincarmos um pouco! Aliás, reconheceu o Ouro Monarca por aí ;-)?! As cores usadas foram Ouro monarca // Granito molhado 30rr 22/031 // Retiro azul 30bg 43/163 // Toque vesperal 53RB 76/067.

♥︎ Esse é um projetinho pra lá de gostoso pra fazer com crianças (só ficar de olho enquanto elas manuseam o vidro!)! Seja num domingo de preguiça ou pra ser a atração da festinha, elas se divertem e vocês ficam juntinhos! Pra ver outros projetos para crianças, é só clicar aqui! #DIYpracrianca
Reaproveitamento: tutorial para pintar garrafa de vidro! Reviewed by dcoracao.com - redação on . Tem umas garrafas de vidro dando sopa por aí? Tá esperando o que para dar a elas uma cara nova? Assim que começou a "febre" p... Rating: 5

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *